As empresas japonesas Mitsui OSK Lines (MOL) (transporte de cargas marítimas) e Tohoku Eletric Power (eletricidade) são parceiras no desenvolvimento o projeto Wind Challenger. Os estudos consistem na criação de um sistema de velas que utiliza energia eólica como força propulsora para os navios de transporte de cargas. O objetivo é diminuir a emissão dos gases emitidos durante as viagens. De acordo com a empresa, a diminuição dos gases emitidos com a utilização desse sistema pode ser de até 8%.
O Wind Challenger tem como principal desenvolvedora a MOL, que também conta com a parceria da Universidade de Tóquio e a Oshima Shipbuilding. De acordo com a MOL, a intenção é que o primeiro navio com o sistema Wind Challenger, seja lançado em três anos, e assim sejam feitos mais transportes que utilizem esse sistema de descarbonização.
O secretário-geral da IWSA (Internacional Windship Association), Gavin Allwright, destaca que “assumir a entrega do projeto Wind Challenger é um passo significativo para a propulsão eólica na indústria em geral, porque isso irá ajudar na transição de descarbonização no transporte”.
No início deste ano, a MOL e a Oshima Shipbuilding tiveram a aprovação da sociedade classificadora – ClassNK – para o projeto do sistema de vela dura. Essa aprovação marcou a conclusão do projeto inicial relacionado à estrutura e aos controles da vela. Além da redução dos impactos ambientais causados pelos navios, o uso da energia eólica e a redução no consumo de combustível também irá melhorar a eficiência econômica.
Leia também…
Navio movido a hidrogênio mostra como poder ser o futuro