Você sabia que o Aeroporto Internacional de Florianópolis, além do embarque e desembarque de passageiros, também atua como um terminal de movimentação e coleta de cargas importadas? Inclusive, ele possui um programa de incentivos para rotas cargueiras regulares internacionais. Em 2019, foram movimentadas 1,5 mil toneladas de mercadorias e, segundo estatísticas do próprio aeroporto, 71% das cargas são liberadas em até 24 horas. Além dos investimentos em melhorias na infraestrutura, os números positivos são consequência de um processo seguro, mas facilitado para a coleta de cargas.
Assim que a mercadoria importada chega ao Floripa Airport, ela é armazenada. Segundo a auxiliar de Importação e Exportação, Thatielly Cunha, além do armazenamento físico, a Receita Federal do Brasil (RFB) deve lançar as informações sobre a carga no Siscomex Mantra – sistema de comércio exterior da Receita Federal para acompanhamento de cargas em importações e exportações.
“Após a conclusão da armazenagem, a mercadoria importada estará disponível para ser nacionalizada. É neste momento que o despachante emite a Declaração de Importação”, afirma Thatielly.
Depois da liberação aduaneira, o aeroporto deve ser informado sobre quem fará a coleta, como explica o gerente operacional da Agillog Transportes, Marcelo Luiz de Souza. O motorista ou outro profissional designado será registrado junto ao Terminal de Cargas (Teca) com seus dados pessoais e os dados do veículo. Ao chegar no Teca, ainda dentro do veículo, ele passa por uma identificação. É necessário apresentar um documento pessoal e informar o propósito da visita.
“Quando o motorista chega no Teca, ele precisa ter em mãos a Declaração de Importação e um documento de identificação. Isso confirma a informação antecipada de quem fará a coleta. Sem a declaração, eles não liberam”, pontua Souza.
Apenas pessoas registradas podem fazer a coleta de cargas
Ainda conforme o profissional da Agillog, o procedimento para coleta de cargas no terminal catarinense é o mesmo para mercadorias internacionais e interestaduais. No entanto, não é qualquer pessoa que pode realiza-lo.
Uma vez registrado, apenas aquele indivíduo estará autorizado a retirar o produto no Teca, desde que apresente em mãos os documentos citados. A medida serve como segurança para o cliente, a mercadoria e, ainda, como organização e controle internos do aeroporto.
No vídeo abaixo, você confere como funciona na prática o processo de coleta de cargas importadas no Floripa Airport:
Clique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.