O vendaval registrado na tarde desta terça-feira (30) em Santa Catarina provocou um acidente no Porto de Imbituba, no sul do estado. As fortes rajadas de vento fizeram com que um contêiner que estava sendo operado colidisse contra a casaria da embarcação. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o exato momento em que ocorreu a colisão.
O navio envolvido no acidente é o Bartolomeu Dias, que navega sob bandeira brasileira. Ele atracou no berço dois de Imbituba para carga e descarga de contêineres. O próximo destino previsto para a embarcação é o Porto de Rio Grande (RS) – que também suspendeu temporariamente as atividades em razão do mau tempo.
Confira o vídeo:
Comunicado oficial da SCPar
A SCPar Porto de Imbituba se manifestou na manhã da quarta-feira (1º), por meio de uma nota oficial. No comunicado, a autoridade portuária informou que não houve feridos e que as causas do acidente estão sendo investigadas. Por segurança, as manobras estão temporariamente interrompidas pela Praticagem.
Uma equipe do armador Aliança, responsável pela embarcação, já está a caminho de Imbituba para reparos no Bartolomeu Dias. O navio sofreu avarias no sistema de comunicações e iluminação de navegação. Já o guindaste passará por inspeção pela Santos Brasil.
Leia o comunicado na íntegra:
NOTA OFICIAL PORTO DE IMBITUBA
01/07/2020 às 09h00
A SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária, informa que no fim da tarde de ontem (30), com os fortes ventos que atingiram a região, um portêiner localizado no Cais 2 do Porto de Imbituba correu sobre os seus trilhos e atingiu o navio Bartolomeu Dias. Não houve feridos. Uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna esteve no porto ainda ontem e identificou que o navio sofreu avarias no sistema de comunicações e iluminação de navegação. A embarcação permanece atracada, sem operação, para reparo do armador Aliança. Já está a caminho do Porto de Imbituba uma equipe de técnicos da Aliança. O guindaste passará por inspeção da operadora portuária Santos Brasil. As causas do acidente estão sendo investigadas. Por questão de segurança, as manobras estão temporariamente interrompidas pela Praticagem. O navio atracado no Cais 1 segue operando.
Alerta para a navegação
O vendaval registrado nesta terça-feira foi provocado por um ciclone extratropical associado a uma frente fria no Sul do Brasil. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), em Imbituba, a velocidade máxima do vento foi 78,34 km/h, às 16h deste dia 30.
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um alerta sobre a atuação do sistema no Sul do país. A formação pode provocar ventos de até 115 km/h entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina até a noite desta quarta-feira. Porém, nos próximos dias, são previstas ainda rajadas intensas, ondas de até cinco metros de altura, agitação marítima e ressaca na faixa litorânea até o sudeste brasileiro.