Valor agregado dos serviços e a conquista de novos mercados

Especialistas em políticas comerciais, industriais e de serviços de vários países e representantes do setor privado discutiram o tema em Brasília

Reunião Internacional sobre o valor adicional dos serviços nas exportações - Brasília DF Foto Albino Oliveira - ME

O valor agregado dos serviços nas exportações é decisivo para conquista de novos mercados. O assunto foi discutido em evento que reuniu especialistas de diversos países durante dois dias em Brasília.

Cada vez mais, os serviços são fator decisivo nas trocas comerciais globais e na conquista de novos mercados, além de impulsionar o aumento de competitividade, produtividade e diversificação de produtos brasileiros”, avaliou a secretária especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Yana Dumaresq.

Dumaresq também afirmou que o governo federal tem feito grande esforço para aperfeiçoar a capacidade e a coerência regulatória que regem o setor. “A ideia é trazer a política econômica mais próxima da política comercial e da regulatória”, disse.

A Reunião Internacional de Serviços de Valor Agregado em Exportação, em Brasília foi organizada pelo Ministério da Economia, em conjunto com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a União Europeia (UE) e a Câmara Internacional do Comércio (ICC). O evento serviu de importante intercâmbio de conhecimento e debates interativos sobre o valor agregado dos serviços nas exportações brasileiras.

Nos dois dias de reunião, especialistas em políticas comerciais, industriais e de serviços de vários países e representantes do setor privado e da academia debateram formas de aumentar o conhecimento sobre o valor adicionado dos serviços nas exportações a fim de contribuir para a formulação de políticas públicas baseadas em evidência.

Os participantes destacaram os avanços e o potencial de crescimento dos negócios com serviços que agregam valor a produtos – como design e engenharia, entre outros – para aumentar a capacidade de exportação de todos os setores econômicos.

Leia também…
Encontro debate valor agregado dos serviços nas exportações