A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alerta os passageiros para o aumento de movimento nos aeroportos durante o período de Carnaval. Quem for viajar de avião, para evitar eventuais transtornos, deve ficar atento a algumas orientações e às condições do contrato de transporte.
É importante que o passageiro chegue ao aeroporto com a antecedência solicitada pela empresa aérea, além de observar atentamente os horários de embarque, os documentos necessários e as informações do contrato de transporte sobre itens como marcação de assento, bagagem de mão e despachada.
Recomendações para uma viagem tranquila
Documentação para embarque
Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação pessoal necessária para embarque, inclusive a de acompanhantes, especialmente a de menores de idade. Em voos internacionais, confira ainda as exigências de vacinas e demais regras para estadia no País de destino.
Check-in online
Mesmo se for despachar bagagem, fazer o check-in pelo seu computador, tablet ou celular pode economizar o seu tempo. O cartão de embarque pode ser em formato digital ou o passageiro pode levá-lo impresso.
Mala de mão
É muito importante ficar atento à quantidade de peças e às dimensões permitidas pela empresa aérea e que podem variar de uma companhia para a outra. Vale lembrar que todo passageiro tem direito a uma franquia de 10 quilos de bagagem de mão, já incluída no preço da passagem aérea.
Bagagem despachada
Verifique se a passagem aérea comprada já inclui o despacho de bagagem. De modo geral, as empresas aéreas cobram valores diferentes se o pagamento pelo despacho de uma mala é realizado com antecedência. Assim, se realmente não for possível viajar apenas com uma bagagem de mão, planejar-se pode evitar gastos além do necessário.
Antecedência para chegar ao aeroporto
No dia do voo, cuidado para não se atrasar. Fique atento ao que diz a passagem aérea, pois nela está informada a antecedência necessária para estar no aeroporto.
Atenção ao portão de embarque
O horário para se apresentar no portão de embarque é definido pelas empresas aéreas e deve constar no cartão de embarque. Além disso, tanto o horário do voo como o portão podem sofrer alterações. Por isso, é sempre bom conferir se o embarque permanece no mesmo portão ou se ocorreu alguma alteração. Quando for entrar no avião, já tenha em mãos o cartão de embarque e documento. Isso torna mais célere o embarque e ajuda para que não haja atraso no voo.