Precisa transportar um produto urgente que pode parar a fábrica? Um produto perecível ou muito valioso? Ou ainda uma amostra para teste no desenvolvimento de negócios? Certamente, as soluções no trânsito destas situações vêm fácil à cabeça: contar com o transporte aéreo.
Como o ele é tão importante e significativo para o comércio exterior, o especialista em negócios internacionais, Marcelo Raupp, da UNQ Import Export, nos dá a canja, indicando três vantagens e três desvantagens deste modal.
As vantagens do transporte aéreo
– Agilidade no trânsito: esta é umas das grandes vantagens deste modal. Produtos que precisam de rapidez no transporte para suprir a necessidade pontual de uso contam com a velocidade do transporte aéreo. Neste caso, não apenas no trânsito em si, mas também na liberação alfandegária, que é mais ágil que as portuárias, por exemplo.
– Segurança da carga: tendo em vista suas características, é um processo mais seguro, seja em termos de possibilidades de avarias e perdas, bem como, de roubos. A menor movimentação e, também, a presença de menos intervenientes envolvidos permitem um processo mais seguro.
– Disponibilidade de voos: o fluxo aéreo é muito intenso. Há muita disponibilidade de rotas em diferentes companhias aéreas. Isso permite diferentes opções no itinerário, se comparado com o transporte marítimo. Da China, por exemplo, é possível utilizar Emirates, Qatar, Swiss, United, South African, Ethiopian, Air China, KLM, Air France, entre outras, além da Fedex, claro. Todas elas com diferentes rotas e valores.
As desvantagens do transporte aéreo
– Alto custo: em geral, o transporte aéreo é o mais caro de todos. O custo do espaço é muito alto e, por isso, é mais utilizado para cargas com menor volume, urgentes e/ou de maior valor agregado/valiosas. Situações em que o importador ou exportador estaria disposto a pagar pela diferença.
– Restrições mais alta de mercadorias: pela característica do transporte, há um controle rígido do que pode ou não embarcar. Há uma restrição grande para mercadorias perigosas e baterias, por exemplo, o que deve ser considerado na hora da contratação. Ou seja, a versatilidade é mais limitada e depende da característica da carga a ser embarcada.
– Dificuldade de transportar cargas volumosas: o espaço limitado da aeronave, somado aos limites de peso que a mesma impõe, inibe o transporte de cargas super dimensionadas, o que torna uma desvantagem no uso do modal.
Leia Também:
Três vantagens e desvantagens do transporte marítimo
Transporte aéreo de cargas: quando esta é uma boa opção?
MITO OU VERDADE? O transporte aéreo é sempre o mais rápido
Existem containers para o transporte aéreo?