Após tripulantes testarem positivo para o novo coronavírus (Covid-19), três navios entraram em quarentena no Porto de Santos (SP). O mais recente a ter as operações suspensas foi o cargueiro MSC Giselle. Durante verificação da equipe médica, foram identificados dois casos da doença a bordo da embarcação.
De acordo com o comunicado da MSC Brazil, emitido no fim da tarde dessa segunda-feira (11), a paralisação ocorreu no sábado (9), quando acontecia o embarque e desembarque de contêineres. Seguindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o cargueiro manterá as atividades suspensas por 14 dias. Também por ordem das autoridades competentes, ele já desatracou do terminal e segue em quarentena na barra de Santos. Somente após o dia 23 de maio é que estará autorizado a seguir viagem.
Conforme a Anvisa, os 23 tripulantes serão testados para Covid-19. Os casos identificados foram autorizados a desembarcar para receber atendimento médico. O navio havia saído de Navegantes (SC) e teria como destino a África do Sul.
Situação das cargas
No comunicado, a MSC Brazil informou que entrará em contato com clientes e parceiros para explicar a situação das cargas. A postura será adotada para minimizar contratempos operacionais e comerciais, de acordo com a companhia marítima.
Como a operação do navio foi interrompida durante as atividades no porto, alguns contêineres não foram embarcados. Já outros foram removidos do convés ou alocados no pátio do terminal, sem que pudessem ser reembarcados.
Costa Fascinosa desembarca tripulantes
Nessa segunda-feira, o navio de cruzeiro Costa Fascinosa desembarcou mais sete tripulantes para que retornem aos países de origem. De acordo com a Anvisa, são seis italianos e um colombiano.
A situação do Costa Fascinosa se estende há quase dois meses. O navio chegou no Porto de Santos no dia 17 de março e entrou em quarentena dois dias depois. Ao todo, 30 tripulantes testaram positivo para a Covid-19; três deles morreram. A embarcação só foi liberada pela autoridade sanitária no dia 27 de abril.
Cargueiro Bárbara com dez casos positivos
Dez tripulantes do navio de carga Bárbara tiveram resultados confirmados para coronavírus. Os exames, do tipo PCR, foram realizados em contraprova ao resultado inicial dos testes rápidos a bordo, que haviam apontado dois casos positivos. Segundo a Anvisa, a embarcação permanecerá em quarentena na barra de Santos até o próximo sábado, dia 16 de maio.
Relação de outros navios e a quarentena:
MSC Seaview
Ainda segundo a Anvisa, o navio de cruzeiro MSC Seaview, que tem 615 tripulantes, confirmou 86 casos positivos em testes laboratoriais do tipo PCR. Os exames foram custeados pela própria empresa marítima, que decidiu testar todos os ocupantes. No caso dessa embarcação, não foi necessário realizar desembarques para atendimento de emergência.
MSC Poesia
O MSC Poesia não entrou em quarentena, pois não houve registros de casos a bordo.
MSC Música
O navio de cruzeiro MSC Música foi liberado da quarentena em 5 de maio. O fim da paralisação foi decretado após 14 dias sem registro de novos casos ou suspeita de Covid-19 a bordo.
Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.