Transporte internacional de cargas LCL e os custos no Brasil

Embarque consolidado é opção para quem quer importar pequenos volumes

Crédito da imagem: Kjpargeter/Freepik

Por Rafael Schneider

Em momentos como este que estamos vivenciando, onde a economia brasileira encolhe, é normal as empresas importarem menos para manter seus negócios rodando até o reaquecimento econômico. Neste período é muito comum a procura por embarque LCL (Less than Container Load) ou consolidado como opção para trazer as mercadorias.

O embarque LCL é um serviço mais barato, pois o cliente acaba ocupando uma parte do contêiner e rateando o custo do frete e despesas de destino com outros embarcadores. Essa é uma excelente opção para pequenos volumes/pesos.

Embora seja um serviço de baixo custo em frete internacional e despesas de destino, outros custos na cadeia logística brasileira são bem elevados para esse perfil de carga. Um exemplo é a despesa no armazém de destino onde será realizada a desunitização do contêiner para a presença de carga.

A conclusão do embarque LCL se dá no momento em que a carga é desovada e presenciada. Esse procedimento só é possível ser realizado dentro de recintos alfandegados, sejam zonas primárias ou secundárias.

A definição de qual armazém alfandegado fará esse trâmite logístico é feita pelo agente consolidador, também conhecido como co-loader. É ele quem faz toda a logística de consolidação da carga no país de origem e quem determina onde o contêiner será desovado. O co-loader tem total autonomia para mudar o armazém de desova a qualquer momento, inclusive com a carga já no mar.

Os custos de movimentação e armazenagem da tabela pública (sem negociação) cobrados por estes armazéns alfandegados para carga LCL é extremamente alto, se comparados com os das cargas FCL (full container). Na maioria dos casos, eles excedem muito ao valor do frete internacional e podem inviabilizar a importação.

Portanto, embora o embarque LCL seja uma excelente opção para baratear o frete internacional, por outro lado, o importador terá um custo logístico alto.

Para que o importador possa se resguardar de possíveis “surpresas” relacionadas ao custo do seu embarque LCL é importante que:

Caso você tenha alguma dúvida quanto aos trâmites para embarque ou negociação de carga LCL, entre em contato comigo através do e-mail rafael@ethima.com.br ou pelo telefone (47) 3319-4265, para que eu possa ajudar você a encontrar o melhor caminho para sua importação.

 

Leia também outros artigos e reportagens com Rafael Schneider.