Os navios Roll on Roll off, conhecidos como Ro-Ro, existem em diferentes formas e tamanhos, mas geralmente são de dois tipos, o passageiro ro-ro e a carga ro-ro. Seja qual for o modelo, o conceito é o mesmo: a carga entra e sai da embarcação pelos próprios meios, costumeiramente sobre rodas (automóveis, caminhões, ônibus, trailers e estrados volantes).
Outra forte característica destes navios é a grande altura do costado e as rampas que dão acesso às cargas. Essas embarcações podem armazenar entre 2 mil e 4 mil veículos, medindo até 600 metros de comprimento, 100 metros de altura e 100 metros de largura.
Existem também variações chamadas de ferries, cruiseferries, barcas e modelos hibridos combinando ro-ro e contêineres (ConRo), Ro-Lo (roll on-lift off) combinando cargas de veículos e outras que precisam de guindastes, LMSR (Large-Medium-Speed Roll on-Roll off) para usos militares, e RoPax (roll on-roll off passageiros).
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