Os armadores japoneses estão pedindo à Autoridade do Canal do Panamá (ACP) que dê mais atenção aos usuários e ofereça um período mais longo de consulta quando forem discutir novas modificações ou aumento de tarifas.
A ACP anunciou recentemente uma série de modificações no pedágio com aumentos e reduções para os diferentes setores, após um período de consultas aos usuários, incluindo a Associação de Armadores do Japão (JSA).
A JSA é grata pela decisão final da ACP a esse respeito, que está de acordo com as necessidades dos usuários, mas esperamos sinceramente que a ACP, em sua futura revisão, dê uma consideração mais aprofundada às vozes e opiniões dos usuários, a fim de buscar um melhor relacionamento entre a administração e os usuários do Canal”, disse em um comunicado, o vice-presidente da JSA, Takashi Nakashima.
Embora a JSA tenha ficado satisfeita com a redução de alguns pedágios, discordou dos índices aplicados que ficaram diferentes do que havia sido discutido.
“No que diz respeito à redução dos pedágios propostos para o segmento de transportadores de veículos e ro-ro, agradecemos positivamente a consideração da ACP a esse respeito, embora o a redução será de apenas 15% para 12%”, afirmou a JSA.
“Por outro lado, quanto à modificação de pedágio para o segmento de granéis líquidos, incluindo navios petroleiros e navios GNL/GPL, e parte de navios a granel seco, lamentamos saber que o pedágio sobe de 5 para 15% aproximadamente”, acrescenta.
Os armadores japoneses estão entre os maiores usuários do canal.
“Nossa próxima reunião de diálogo está programada para ser realizada em Tóquio em novembro deste ano. A JSA pretende solicitar à ACP que assegure um período mais longo de consulta, a fim de nos permitir preparar totalmente e coordenar as conversas com nossos clientes e outras associações comerciais”, afirmou a JSA.