Sistema facilita acesso a benefícios tarifários nas exportações

CNI disponibiliza nova ferramenta para emissão de Certificado de Origem Digital

Crédito da imagem: Ivan Bueno/SEIL/Fotos Públicas

Uma nova plataforma para a emissão do Certificado de Origem Digital (COD) está disponível aos exportadores brasileiros. Um sistema criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) permite acesso mais rápido e simplificado ao documento. Na ferramenta on-line, além de expedir o COD, os representantes de empresas também podem esclarecer dúvidas e fazer contato com consultores.

Conforme dados da CNI, o número de CODs expedidos pelo órgão no primeiro quadrimestre de 2020 cresceu 116%. Com a alta demanda e as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a confederação buscou formas de facilitar os processos. “Fazer uso dos benefícios alfandegários garantidos nos acordos do Brasil com diversos países é fundamental para aumentar a competitividade dos produtos nacionais no mercado global. Daí a importância de o empresário ter a sua disposição um sistema moderno e ágil para emitir os Certificados de Origem Digital”, expõe o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

Benefícios para fomentar os negócios

Como o próprio nome indica, o Certificado de Origem é o documento que garante a origem de determinado produto. Ele é pré-requisito para reduções ou isenções de Imposto de Importação (II) em países com quem o Brasil tem acordos comerciais. Atualmente, ele garante benefícios tarifários em 23 países.

A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) é a responsável pela emissão do COD. A instituição é coordenada pela CNI e está presente nas federações estaduais e do Distrito Federal.

Enfrentamento ao coronavírus

A plataforma disponibilizada pela CNI também serve como ferramenta no combate à Covid-19, já que reduz a quantidade de papéis e pessoas em circulação. Para auxiliar as empresas no enfrentamento à crise, a confederação também criou uma página relacionada ao coronavírus. A plataforma digital lista as iniciativas e legislações brasileiras e internacionais no tocante ao comércio exterior.

O levantamento da CNI já aponta 62 medidas, diretrizes e outras iniciativas adotadas no Brasil para enfrentamento da pandemia. Por outro lado, as organizações internacionais divulgaram 38 ações específicas para auxiliar o comércio exterior.

Informações da Agência CNI de Notícias.

 

Leia também:
Quando solicitar um Certificado de Origem?
Prazo para apresentação do Certificado de Origem é ampliado

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.