A Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA) lançou um sistema marítimo que servirá como um portal único para transações de serviços e regulamentação marítima. Nomeado digitalPORT@SG, o serviço está sendo introduzido para melhorar as operações no porto e quer servir de exemplo de digitalização para o mercado global. A ferramenta foi lançada durante Fórum Marítimo Global (FMG), que está sendo realizado no país.
Na primeira fase do desenvolvimento do projeto, os usuários poderão obter aprovação para todos os navios que chegam e partem de três agências públicas – MPA, a Autoridade de Imigração e Pontos de Verificação e a Agência Nacional do Meio Ambiente – através de um único portal.
O portal permitirá a digitalização e consolidará até 16 formulários separados em um único aplicativo, uma etapa que deve economizar ao setor de transporte marítimo cerca de 100.000 horas de trabalho/pessoa por ano.
O digitalPORT@SG também terá troca de dados com sistemas da comunidade portuária, como Portnet e Jurong Port Online, para receber informações relevantes, incluindo declarações sobre operações de mercadorias perigosas (DG) nos terminais portuários.
Os testes tiveram início em 1º de outubro para mais de 10 empresas e será lançado progressivamente para o setor a partir de dezembro de 2019.
Na segunda fase, o sistema será aprimorado para servir também como plataforma digital única para reservas de serviços marítimos e terminais, facilitando operações just-in-time (JIT) para o planejamento ideal da passagem de embarcações no porto de Singapura.
Espera-se que essas melhorias estejam disponíveis para operação a partir de 2021.