Singapura atualiza medidas do setor marítimo e portuário

MPA revisa requisitos para mudança de tripulação de navios cargueiros

Procedimentos para mudanças de tripulação são revistos pela Autoridade Marítima e Portuária | Crédito da imagem: MPA Singapore

A Autoridade Marítima e Portuária (MPA) de Singapura atualizou regras do setor, à medida que a cidade-estado flexibiliza as restrições relacionadas à Covid-19. Conforme anunciado nesta quinta-feira (18), foram revisados os requisitos para mudança de tripulação dos cargueiros operados no complexo portuário. Além disso, a MPA intensificará o apoio aos marítimos que trabalham a bordo de navios registrados em Singapura.

Segundo a autoridade, o setor industrial e sindicatos auxiliaram no processo de atualização dos acordos para mudança de tripulações. Com isso, a partir desta sexta-feira (19), serão disponibilizadas duas instalações para acomodar os trabalhadores que não conseguirem ser transferidos diretamente ao país de origem. Também estão previstas consultas de telemedicina para facilitar obtenção de certificado de viagem e, consequentemente, possibilitar a saída dos tripulantes.

Conforme a MPA, desde 27 de março, já foram aprovadas em torno de 6 mil trocas de tripulação para navios de carga. Atualmente, o Porto de Singapura figura entre os principais do mundo, atraindo mais de 130 mil navios por ano.

Prioridade para as repatriações

Em comunicado, a MPA informou que a prioridade nas repatriações será para as embarcações que constem no Registro de Navios de Singapura (SRS, na sigla em inglês). Ou seja, os que possuem a bandeira da cidade-estado. Essa decisão, de acordo com a autoridade marítima, ocorre em razão do alto volume de pedidos de mudança de tripulação.

Com a medida, todas as SRS poderão substituir os tripulantes no Porto de Singapura se cumprirem os requisitos vigentes. Além disso, será reforçado o suporte externo a essas embarcações, já que elas enfrentam dificuldades para repatriação em portos estrangeiros. Para isso, a MPA se colocou à disposição para ajudar no contato com autoridades portuárias e na prestação de assistência.

Outra determinação da MPA está relacionada ao reinício de atividades a bordo de embarcações de recreio. Também a partir desta sexta-feira, serão reduzidas algumas restrições, mas permanece a obrigatoriedade de distanciamento social seguro.

Fase dois de reabertura

A exemplo de países como a Nova Zelândia, Singapura conta com um sistema de combate à pandemia dividido em etapas. O mecanismo na cidade-estado possui três níveis, que varia do mais restrito (um) ao mais brando (três). Nesta sexta-feira, Singapura passa a adotar a fase dois, que é intermediária e permite o retorno de algumas atividades. Atualmente, a ilha possui 41 mil casos confirmados de Covid-19 e 26 óbitos.

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.