O ano de 2019 viu um número significativo de embarcações, seja pela tecnologia usada na nova construção, seu tamanho ou uma combinação das duas. Confira uma lista com os seis projetos mais inovadores que chegaram aos oceanos do mundo em 2019.
Maior embarcação de guindaste semi-submersível do mundo
Vasto em escala e capacidade, o Sleipnir construído na SembCorp Marine em Cingapura para a Heerema Marine Contractors estreou em maio deste ano. O Sleipnir possui uma capacidade combinada de elevação de 20.000 toneladas.
Maior navio-tanque movido a GNL do mundo
O navio-tanque de 7.500 m³ de capacidade de GNL Kairo – o maior do mundo foi entregue pela Hyundai Mipo Dockyard no final de 2018, mas não foi batizado até fevereiro deste ano na Alemanha. A embarcação abastecida a de GNL foi batizada no porto de Hamburgo pela madrinha a presidente da União Democrática Cristã (CDU), Annegret Kramp-Karrenbauer.
MSC Gülsün – o maior porta-container do mundo
O título da maior empresa de containers do mundo mudou de mãos com frequência nos últimos anos e, em 2019, chegou à marca de 24.000 teu com o lançamento do MSC Gülsün em agosto – o primeiro de uma série encomendada pela MSC, com sede em Genebra.
CMA CGM Jacques Saade – o primeiro mega porta-container movido a GNL
Em setembro, foi lançado o primeiro porta-containers, com capacidade de 23 mil TEUS, movidos a GNL da CMA CGM no estaleiro Shanghai Jiangnan-Changxing. O primeiro de nove navios encomendados mostra a empresa francesa comprometendo-se com o GNL como o combustível marítimo do futuro. Os navios estão sendo implantados no comércio entre a Ásia e Europa do Norte.
Primeiro transportador de hidrogênio líquido oceânico do mundo
O Suiso Frontier poderia ser o futuro do transporte de navios-tanque se o hidrogênio decolar como combustível? O Suiso Frontier foi lançado pela Kawasaki Heavy Industries, do Japão, em dezembro. Embora lançado, o navio ainda não está completo e a instalação de seu tanque de hidrogênio levará até o final de 2020.
Jin Dou Yun 0 Hao – o primeiro navio de carga autônomo da China
Certamente o Jin Dou Yun 0 Hao não seria o maior navio da lista. Desenvolvido pela Yunzhou Tech, uma empresa de tecnologia com sede em Zhuhai, em colaboração com o governo municipal de Zhuhai, a Universidade de Tecnologia de Wuhan e a CCS, é o primeiro cargueiro autônomo da China. Devido ao alto desenvolvimento da China em áreas como 5G e Inteligência Artificial, vale a pena ficar de olho nesse navio e em outros desenvolvimentos semelhantes.