O Estado de Santa Catarina não está entre os maiores do Brasil em área territorial ou população, mas tem importante papel no comércio internacional. Com uma área de 95.737 km² (20ª do país) e uma população de mais de 7 milhões de habitantes (10ª do país) esta unidade da Federação é a oitava que mais exporta. De acordo com dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) as transações significaram mais de $ 8,9 bilhões de dólares em 2019, queda de 3,5% em relação a 2018, e equivalentes a 4,01% das exportações brasileiras. A China é o principal parceiro comercial (16% e negócios de $ 1,39 bilhão de dólares e variação de -5%). A lista do que é negociado com o exterior é bem extensa, mas confira abaixo quais são os cinco produtos mais exportados por SC.
5º Geradores elétricos giratórios e suas partes
Geradores elétricos giratórios e suas partes representaram em 2019 4,9% de todas as negociações. Os valores chegaram a $ 439 milhões de dólares, com crescimento de 0,93% em relação a 2018.
4º Motores de pistão e suas partes
Outro setor industrial ocupa a quarta posição no ranking catarinense de exportação. A exportação de motores de pistão e suas partes significaram 4,9% do total das transações catarinenses com outros países em 2019. Foram mais de $ 443 milhões de dólares, com crescimento de 3,23% em relação ao ano de 2018. A General Motors tem em Joinville a principal fábrica de motores da América do Sul, o que contribui para este desempenho.
3º Soja
As três primeiras posições das exportações catarinenses são dominadas pelo agronegócio. O produto mais negociado pelo Brasil, a soja, é o terceiro mais exportado por Santa Catarina e representou 7,2% de todas as transações catarinenses com o mercado internacional em 2019. Foram negociados mais de $ 648 milhões de dólares, numa queda de 30% em relação ao ano de 2010. A produção também é espalhada pelo território, mas a região de Canoinhas vem se destacando nos últimos anos. No cenário nacional Santa Catarina tem uma das melhores produtividades, mas não figura entre os maiores exportadores.
2º Carne de suíno fresca, refrigerada ou congelada
Carne de suíno fresca, refrigerada ou congelada figura em terceiro lugar com 9,2% de participação. O volume de negócios foi de $ 819 milhões de dólares em 2019, registrando um crescimento de 36,7% em relação a 2018. No Estado a suinocultura é desenvolvida em diversas regiões, com destaque para as grandes empresas como BRF, Aurora e Pamplona, que colocam Santa Catarina como o principal exportador do país neste setor, com 55,1% de participação no mercado. A China foi o principal destino.
1º Carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas
A lista dos produtos mais exportados por Santa Catarina em 2019 segue com a carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas no seu topo e representa 22% de todos os negócios. Este produto rendeu transações de $ 1,93 bilhão de dólares e variação positiva de 3,16% em relação a 2018. Este setor foi o sétimo que o Brasil mais exportou e o estado catarinense foi o segundo no ranking nacional, com 29,7% de participação no mercado, sendo superado apenas pelo Paraná. Esta é outra atividade econômica distribuída por todo o território e novamente grandes empresas como BRF e Aurora contribuem para este desempenho.