Saiba como funciona o programa Exporta SP

Projeto do governo de SP capacita empresas para acessar o mercado internacional

Foto de Chico Rosa

O governo de São Paulo lançou o Exporta SP, Programa Paulista de Capacitação para Exportações. O objetivo é preparar empresas de micro, pequeno e médio portes para acessar o mercado internacional. A meta do projeto é qualificar 150 empresas em 2020 e chegar a 1.200 até 2024. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a InvestSP.

O Exporta SP inclui pela primeira vez startups e o setor de serviços em seu escopo de atuação. Poderão participar micro, pequenas e médias empresas que ainda não exportam ou que já atuam no comércio internacional e queiram expandir seus mercados.

Segundo o presidente do Exporta SP, Wilson Mello, o estado tem 10 mil empresas que já mantém algum tipo de relação comercial com outros países, sendo que 98% são micro, pequenas e médias empresas. No entanto, 18% delas encerram as atividades após o primeiro ano.

O novo programa prevê a descentralização dos serviços de exportação do Estado, ainda muito concentrados na capital. A capacitação terá uma duração de 5 meses por turma e abordará conteúdos sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas.

Passos do programa Exporta SP

Cadastro:

Os interessados devem preencher um cadastro para concorrer a uma vaga do programa.

Avaliação e seleção:

uma equipe irá avaliar o estágio de desenvolvimento da empresa. Caso ela esteja apta e seja selecionada para participar, a empresa irá para a próxima fase do programa. Se a empresa não estiver no estágio necessário para ser atendida no projeto, será encaminhada à entidades parceiras que poderão auxiliar no processo de internacionalização.

Reunião inicial:

Encontro com um tutor que irá preparar um profissional da empresa para os próximos cinco meses de capacitação.

Módulo de mentorias individuais e conteúdo:

Ao longo do projeto, o empreendedor terá aulas presenciais e acesso à plataforma online de conteúdo chamado AVA (Ambiente Virtual de Aula), que utiliza o modelo Canvas, a ferramenta mais utilizada atualmente para planejamento de negócios.

Workshop:

Realizado na região das turmas de capacitação, envolverá os principais elos das cadeias exportadoras locais. Um momento para colocar o conhecimento em prática e construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional.

Acompanhamento:

Depois de finalizada a capacitação, as empresas continuarão sendo monitoradas pela equipe de promoção de exportações da InvestSP. A fase de acompanhamento terá duração de 2 anos. Nesse período, serão feitos diagnósticos semestrais para verificar se o plano de ação elaborado durante a capacitação está sendo implementado corretamente.