O Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC) inaugurou, nesta segunda-feira (10), a primeira rota regular de transporte aéreo internacional de cargas. Operada pela Latam Cargo, ela passa a contemplar voos semanais entre Miami, nos Estados Unidos, e a capital catarinense. Para o voo inaugural, a aeronave decolou de Miami às 3h15min e pousou em Santa Catarina às 12h50min (horários locais).
A aeronave foi recebida no aeroporto por representantes da Latam Cargo, Floripa Airport, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do governo. A rota representa um marco para Santa Catarina, já que proporciona mais agilidade e menos custos em importações oriundas dos Estados Unidos. “Esta é uma grande contribuição para a competitividade da indústria catarinense, que usa intensivamente o transporte aéreo de carga. A consolidação de uma linha semanal direta de Miami é um verdadeiro marco no transporte aéreo do estado, pois permitirá ampliar o uso deste modal”, pontua o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.
Antes da rota Miami-Florianópolis, as cargas internacionais para a região costumavam ingressar no Brasil por Curitiba (PR) ou por São Paulo (SP). “Esta rota é a peça que faltava para alavancar o potencial logístico de Santa Catarina e, por consequência, consolidar aqui um importante polo importador da Região Sul. O estado já tem uma indústria forte e uma competitiva política fiscal para o setor. Toda a cadeia será beneficiada, e o resultado é mais desenvolvimento econômico para a nossa região”, observa o diretor geral da Floripa Airport, Ricardo Gesse.
Detalhes da rota Miami-Florianópolis
Segundo a Floripa Airport, os voos serão exclusivamente cargueiros, realizados por aeronaves Boeing 767-300F. Esse modelo de avião é capaz de transportar, em média, 53 toneladas por viagem. A operação da Latam Cargo será semanal, sempre às segundas-feiras e com foco na importação ao Brasil.
Além de atender diretamente importadores catarinenses, a operação também deve beneficiar empresas do Paraná e Rio Grande do Sul. “Fizemos a escolha certa para abrir esse nosso novo mercado internacional, entendendo a real necessidade dos clientes que temos não somente em Santa Catarina, mas também em toda a região sul do Brasil. Nossos parceiros podem ter a certeza de que seguiremos atentos a todas as oportunidades para facilitar os negócios e aproximar ainda mais compradores de produtores com a rapidez, o cuidado e a excelência logística características da nossa rede global de serviços”, afirma o diretor da Latam Cargo Brasil, Diogo Elias.
Para receber esse tipo de operação, o aeroporto de Florianópolis passou por algumas melhorias. Uma delas foi a homologação da Floripa Airport para atender aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300F. Além disso, a concessionária realizou intervenções no pátio, na pista de pouso e no terminal de cargas.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo de Santa Catarina e Floripa Airport.
Leia também:
Aeroporto de Florianópolis recebe avião cargueiro de quase 400 toneladas
Clique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.