A Equipe de Vigilância da Receita Federal (RFB) no Aeroporto de Guarulhos (SP) realizou mais uma ação envolvendo remessas para combate ao coronavírus. Os fiscais acompanharam os procedimentos de trânsito aduaneiro de uma carga com 73 toneladas de testes e máscaras descartáveis. Os produtos, oriundos da China, tiveram como destino final a região sul do Brasil.
Conforme a Receita, a carga possuía 500 mil kits para testes da Covid-19 e 65 toneladas de máscaras descartáveis. A mercadoria lotou seis caminhões, responsáveis por fazer o transporte até o destino final.
O procedimento trânsito aduaneiro ocorre quando a carga chega a uma Unidade Aduaneira, mas o despacho para consumo ocorrerá em outro local.
Agilização dos trâmites
A Receita Federal vem adotando medidas para agilizar os trâmites que envolvem cargas relacionadas ao combate à pandemia. Além de zerar impostos de importação dos produtos utilizados no controle da doença, também trabalha no desembaraço aduaneiro dos itens.
Na última semana, a RFB já havia agilizado o desembaraço de 500 mil testes rápidos, recebidos também Aeroporto de Guarulhos.
Leia também:
Coronavírus: Camex zera Imposto de Importação de 61 itens
Receita Federal agiliza desembaraço de testes para detecção do coronavírus