Os governos do Reino Unido e Japão começaram a negociar um Acordo de Livre Comércio (ALC), para futuras parcerias econômicas. As tratativas têm como base o acordo existente entre os japoneses e a União Europeia, mas com o objetivo de ampliá-lo. O intuito dos envolvidos é dar celeridade às negociações, para garantir a continuidade dos negócios nesse período pós-Brexit. Conforme o governo britânico, as tratativas buscarão assegurar benefícios adicionais em áreas como o comércio digital.
A abertura das negociações ocorreu por videoconferência realizada entre a secretária de Comércio Internacional do Reino Unido, Liz Truss, e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu. Os trâmites continuarão de forma remota, desenvolvidos por seis grupos de trabalho. A expectativa é que o acordo entre em vigor até o fim deste ano.
Em 2019, o comércio entre os dois países respondeu a mais de £ 30 bilhões, segundo o governo britânico.
Interesse britânico na Parceria Transpacífica
Durante a videoconferência, o Reino Unido reiterou o interesse na Parceria Transpacífica (CPTPP) – acordo que abrange 11 países banhados pelo Oceano Pacífico, incluindo o Japão. “É uma prioridade essencial do Reino Unido, que nos ajudará a diversificar nosso comércio e fazer crescer a economia”, informou o governo, em um comunicado oficial.
Em relação a esse assunto, Toshimitsu declarou que o Japão continuará a fornecer o apoio necessário para que o Reino Unido integre o CPTPP.
Leia também:
EUA e Reino Unido negociam maior aproximação comercial
Comissão Europeia inicia negociações com o Reino Unido