A Receita Federal, em ações ocorridas em conjunto com a Policia Federal nos Portos de Santos e Paranaguá apreendeu, mais de uma tonelada de Cocaína. As apreensões ocorrem no fim de semana e o balanço foi divulgado nesta quarta-feira (6/11).
No Porto de Santos foram encontrados 198 kg de cocaína. A droga estava em um container de carga regular composta de café em grãos destinada à Europa com baldeação no Porto de Gioia Taurus, na Itália.
A carga foi selecionada para conferência por critérios objetivos de análise de risco e contou ainda com a ajuda de cães de faro que sinalizaram positivamente a presença de cocaína.
Suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada “rip-on/rip-off“, em que a droga é inserida em uma carga sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
Já no Porto de Paranaguá foram duas apreensões que somadas com Santos ultrapassaram a marca de uma tonelada de cocaína. A primeira foi de uma carga que tinha como destino o Porto de Antuérpia na Bélgica. A droga estava oculta em meio a carga de ácido cólico. Nesse contêiner o total de cocaína apreendida foi de 709,5 kg.
Em uma segunda apreensão foram localizados mais 159,5 kg de cocaína em uma carga de frango congelado que tinha como destino o Porto de Algeciras na Espanha. Ambas as apreensões contaram com a ajuda de scanners de cargas.
Em 2019 a Receita Federal já efetuou, somente no Porto de Paranaguá, 25 apreensões de cocaína, totalizando 14.350,50 kg da droga.