Ao tratar sobre containers, provavelmente você já ouviu falar sobre o NOR. Esse equipamento nada mais é do que o container refrigerado desligado – daí o nome “Non-Operating Reefer“. Ele é usado para reposição de equipamento, quando um destino não tem a mesma demanda quanto a origem. Por exemplo, o Brasil exporta congelados para a China através dos containers reefers. A China, no entanto, não tem cargas que exijam um dispositivo refrigerado na mesma proporção. Então, para compensar essa diferença, os reefers são transportados desligados, sem a função de refrigeração.
Uma vantagem do container NOR é que há redução de preços para estimular o deslocamento desses equipamentos. As diferenças para um container standard podem ficar, em média, entre USD 100 e USD 300. Isso ajuda a reduzir o custo geral da importação, já que o valor do frete internacional entra na base de cálculo dos impostos.
No entanto, é preciso verificar se não haverá custos maiores nos portos de destino que façam perder essa vantagem, bem como no transporte rodoviário até o destino final. Além disso, é importante atentar que, por transportar cargas que possam ter odor, há o risco de contaminação. Mesmo que a possibilidade seja baixa, ao transportar tecidos, por exemplo, o importador precisa levar isso em consideração.
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