Um modelo de negócio para exportar produtos catarinenses via Imbituba, até o Porto de Sines, seja com destino a Portugal ou outros países da União Europeia e parceiros comerciais foi apresentado nesta terça-feira (20/8), em Imbituba-SC. A Associação Empresarial local (Acim), foi a incentivadora do evento Imbituba do Futuro: Conexão Imbituba – Portugal. No mesmo encontro foi realizada a assinatura de um Acordo de Cooperação em Regime de Reciprocidade para estudo e desenvolvimento de atividades recíprocas.
A vice-cônsul de Portugal de Curitiba, Susana Pereira, foi uma das convidadas e destacou que já existem acordos bilaterais entre Brasil e Portugal, os quais geram oportunidades de negócio para ambos. “As vantagens de ter Portugal como um parceiro incluem muito mais do que apenas um país, afinal, como membro permanente da União Europeia temos muitos parceiros comerciais, especialmente em relação aos países de Língua Portuguesa. Para termos ideia das possibilidades, apenas em 2018 Portugal exportou € 2,3 bilhões para o Brasil e, inversamente, o Brasil € 1,4 bilhões para Portugal. Além disso, Portugal oferece facilidade de acesso aos mercados europeus, menores custos operacionais do que outros mercados da Europa, qualidade de vida e condições de segurança”, disse Susana.
O presidente da Câmara Catarinense de Intercâmbio com países Lusófonos, Dr. Carlos Varela Luc, apresentou uma ideia de modelo de negócio para firmar uma ponte entre o Porto de Imbituba e o Porto de Sines. “A ideia da Via Europa é termos uma base das exportações em cinco regiões em Santa Catarina a partir de Imbituba, de forma que não concorram entre si, ligadas a uma empresa constituída em Portugal com capital estrangeiro que fará o apoio à importação e exportação”, explica Luc.
O presidente da Junta Comercial, Juliano Chiodelli, apresentou as mudanças que estão sendo feitas no sistema de aberturas de empresas em Santa Catarina, bem como o programa SC Bem Mais Simples. Outras lideranças locais também participaram do encontro.
Leia também…
Imbituba conhece projeto para parceria com porto de Sines, em Portugal
Conexão Imbituba – Portugal: encontro discutirá investimentos