O enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) tem alterado a rotina e os procedimentos realizados nos portos brasileiros. Seja no cuidado em relação às práticas sanitárias ou na liberação das cargas, as atividades têm passado por transformações. Na Portonave, medidas são adotadas para garantir a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos colaboradores. Somente em relação às mercadorias destinadas ao combate à doença, já foram quase 20 contêineres movimentados no Porto de Navegantes (SC).
Os trâmites envolvendo cargas prioritárias para enfrentamento da Covid-19 recebem prioridade pela equipe. Desde a retirada do contêiner do navio até os procedimentos para liberação da mercadoria são realizados com mais agilidade, para que os itens estejam à disposição dos órgãos públicos ou empresas o quanto antes. E isso sem deixar de lado as demais remessas, já que a atividade portuária tem desempenhado papel essencial para o abastecimento do mercado interno.
Seguimos com a nossa operação, oferecendo um serviço de qualidade ao mercado, prezando sempre pela segurança. Estamos fazendo o nosso melhor para que as cargas tenham a maior agilidade possível na Portonave”, ressalta o supervisor comercial do porto, Luis Lemos.
As movimentações de cargas prioritárias já envolveram quase 18 milhões de máscaras, 18 milhões de toucas, mais de 8 milhões de luvas, 833 mil compressas de gaze e 742 mil aventais de uso hospitalar. As mercadorias recebidas foram exportadas da China e tiveram como destino o território paulista.
Ações preconizadas no terminal
Já em relação à saúde pública, o terminal tem preconizado protocolos e orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as medidas está a difusão constante de informações e a intensificação da higienização de ambientes e equipamentos.
Além da segurança dos trabalhadores, o terminal também tem atuado diretamente com a comunidade, por meio de atos solidários. Recentemente, a Portonave destinou aproximadamente R$ 200 mil para a compra de equipamentos hospitalares e produtos para enfrentamento à Covid-19. A empresa ainda doou ao Hospital Municipal de Navegantes uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva (Semi-UTI). A estrutura é composta por respirador, monitor, bomba de infusão e aspirador cirúrgico.
Já para a Secretaria de Saúde e Polícia Militar de Navegantes, a doação foi de 2 mil máscaras cirúrgicas. Bombeiros militares e unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região receberam do porto equipamentos de proteção individual (EPIs).
Confira outras ações adotadas contra a Covid-19:
- Plano de Contingência em Saúde Pública atualizado com os protocolos que deverão ser adotados em caso de doenças infectocontagiosas;
- Reforço do estoque de EPIs para esse tipo de emergência;
- Suspensão de viagens corporativas e de visitas ao terminal;
- Manutenção de Comitê de Crise sobre o Coronavírus com reuniões periódicas;
- Aumento da oferta de álcool gel em todos os pontos de acesso comum do terminal;
- Suspensão temporária do acesso por biometria de impressão digital;
- Recomendação aos comandantes dos navios para que os tripulantes não desçam das embarcações;
- Janelas e portas das salas abertas o máximo de tempo possível;
- Reuniões presenciais apenas se necessário, em ambientes ventilados e com menos de dez pessoas;
- Fornecedores recebidos no terminal são monitorados e devem utilizar máscaras e luvas, quando indicado;
- Regime de home office para grande parte da equipe administrativa, com apoio psicológico, inclusive para familiares;
- Uso obrigatório de máscaras para profissionais que sobem nos navios e para as equipes de atendimento ao público;
- Acompanhamento pela equipe de saúde dos funcionários com sintomas gripais e das pessoas do grupo de risco;
- Vacinação contra Influenza para profissionais e terceiros.