A movimentação de mais de 752 mil TEUs (medida equivalente a um container de 20 pés) em 2019 na Portonave, significa um número grande de entrada e saída de milhares de caminhões. Organizar o trânsito desta frota é fundamental para o andamento do fluxo de trabalho num dos maiores portos do Brasil. A adoção de um primeiro gate automatizado mostra a iniciativa da empresa em investir em tecnologia e processos para melhorar o atendimento e serviço prestado aos clientes.
O sistema adotado pela Portonave é com janelas para agendamento da entrega das cargas. Com isso, a empresa evita filas e agiliza para os transportadores.
Com o gate automatizado os motoristas das operações de “retirada de vazios” e “importação” já estão acessando de forma autônoma o Terminal, sem intervenção de operadores. O monitoramento das operações ocorre de forma remota. A solução adotada envolve leitores biométricos, um circuito fechado de câmeras e tecnologia OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition) para a leitura das placas dos veículos e dos containers e captura automática de peso da carga.
O desenvolvimento do projeto do gate automatizado foi feito pela equipe interna da Portonave. Houve investimento no desenvolvimento do software e do totem (caixa onde fica o dispositivo touch) que é utilizado pelos motoristas.
Melhorando processos e investindo em tecnologia, o Terminal conseguiu também reduzir o tempo médio de permanência dos transportadores dentro do Terminal. Era de 33 minutos em 2015 e já está em 21 minutos em 2020.
Ciclo duplo
Outra solução adotada e que tem apresentado resultados efetivos na agilidade do fluxo dos caminhões é o Ciclo Duplo. “Por meio desta ferramenta, o cliente poderá agendar dois containers (entrada e saída) no mesmo horário de agendamento, ou seja, na mesma janela o motorista deposita um container e carrega outro sem precisar sair do Terminal”, confirma Leandro Barboza, supervisor de Gate. O ciclo duplo traz agilidade operacional; menor tempo para entrega e retirada de containers do Terminal; e, claro, redução de custo para o cliente – ele poderá fazer dois carregamentos com o mesmo caminhão e motorista em uma mesma viagem.