Após prejuízo em 2018, o Porto de Santos volta a apresentar resultado positivo e fechou as contas de 2019 melhor do que em 2018: o balanço da SPA (Santos Port Autorithy) apontou reversão de R$ 468,7 milhões negativos, em 2018, para R$ 138 milhões positivos, resultado acumulado até novembro. O valor representa crescimento de 154% em relação ao apurado no mesmo período do ano passado.
Na movimentação de cargas o Porto de Santos chegou a 123,8 milhões de toneladas. O resultado supera em 1,2% o número estabelecido no mesmo período do ano passado, quando foi marcado o recorde anterior, de 122,31 milhões. Os números de novembro mantêm recorde para o ano, já estabelecido em outubro, revertendo queda verificada nos meses anteriores, e aponta resultado final para 2019 em linha com o recorde registrado em 2018 (133,1 milhões). Os embarques tiveram aumento de 0,6% e os desembarques, de 2,7%. O levantamento foi feito pela gerência de estatísticas da Santos Port Authority (SPA).
Alguns motivos explicam os resultados. Entre eles estão o reajuste tarifário, em junho de 2018, o aumento da movimentação de cargas no último trimestre e a alteração na metodologia de cobrança, que passou a ser paga pelo armador, em vez do operador portuário, o que garantiu aumento da receita líquida. A revisão e a renegociação de contratos de terceiros, bem como o cancelamento de alguns serviços e a melhor gestão de horas extras da companhia também possibilitaram economia da ordem de 20% ao longo de 2019.
Novos arrendamentos no Porto de Santos
Além das medidas para reverter os resultados financeiros, outras ações alavancaram o potencial do porto. Em agosto, o Ministério da Infraestrutura realizou leilões para arrendamento de dois novos terminais (STS 20 e STS 13A), que garantiram R$ 147,5 milhões em outorgas ao Governo Federal. Os investimentos somam R$ 330 milhões ao longo do período de concessão. Destinado à operação de fertilizantes e sal, o terminal STS 20 foi arrematado pela Hidrovias do Brasil por R$ 112,5 milhões. Já a vencedora do leilão referente ao STS 13A foi a Aba Infraestrutura e Logística S/A, que já atua em Santos com os terminais Adonai e Concais. A proposta da Aba foi de R$ 35 milhões.
Porto de Santos para 2020
Os acessos terrestres e aquaviários estão entre as prioridades da SPA para 2020. Os empreendimentos referentes aos acessos terrestres foram, inclusive, alocados no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para serem viabilizados com recursos do Tesouro. Além disso, a contratação dos serviços de dragagem está em curso.