O Adani Group, maior operador portuário privado da Índia, está fazendo uma oferta no porto de Krishnapatnam que permitiria possuir quase 75% dos terminais da costa leste do país. O acordo daria ao Adani uma participação de 72% em Krishnapatnam. A informação da aquisição foi publicada pelo JOC.com mas ainda não foi confirmada pela empresa e nem pela Krishnapatnam Port Company.
O Adani, com sede em Ahmedabad, atualmente opera em dez portos na Índia. Quatro são equipadas com instalações sofisticadas para o manuseio de containers, incluindo o seu principal porto Mundra (36º maior do mundo). A taxa de movimentação de containers do grupo Adani representou aproximadamente 30% desse movimento de carga dentro e fora do país no ano passado.
Porto de Krishnapatnam
Localizado a cerca de 180 quilômetros ao norte de Chennai, o Porto de Krishnapatnam foi aberto em 2008 sob concessão de 30 anos com a autoridade marítima estadual local, que pode ser ampliada em 20 anos. Com uma extensa orla marítima, profundidades de águas profundas que podem acomodar a grandes navios de última geração e equipamentos avançados, o porto de construção privada foi considerado como uma solução eficaz para as ineficiências da infraestrutura portuária que mantinha as principais transportadoras à distância.
O porto abriu operações de containers em 2013, com dois berços dedicados, capazes de movimentar 1,2 milhão de TEUs anualmente. Embora o porto tenha visto o volume de container crescer a um bom ritmo, a maior parte desse tráfego vem, até agora, dos movimentos costeiros destinados ao transbordo no exterior.
O principal proprietário do porto atualmente é o Grupo CVR com 92%.
Adani procura dobrar volumes
Para o Adani Group, a aquisição pode elevar o volume de suas operações portuárias para 400 milhões de toneladas até 2025, acima dos 208 milhões de toneladas no ano fiscal de 2018-19.
Depois de posicionar-se solidamente na costa oeste da Índia, com ampla capacidade de containers nos portos de Mundra e Hazira, o grupo demonstrou interesse em ampliar seu alcance para a região da costa leste, onde concluiu duas aquisições nos últimos anos – a compra do Dhamra Porto em 2014 e a aquisição do Porto de Kattupalli em 2016.
As outras localizações do grupo são: Dahej, Kandla, Mormugao, Visakhapatnam e Ennore. Além disso, a empresa está construindo uma instalação de transbordo de containers em Vizhinjam, a cerca de 16 quilômetros a sudoeste de Trivandrum, no estado de Kerala, no sul da Índia. Sua primeira fase, com uma capacidade de 1,8 milhões de TEU por ano, está prevista para estar pronta no próximo ano.
O fluxo combinado de 2018 da rede portuária Adani atingiu 4,8 milhões de TEU, um pouco atrás do recorde de 5,04 milhões de TEU enviado pelo JNP (Jawaharlal Nehru Port Trust) (28º maior do mundo), o porto público mais movimentado da Índia.
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