A movimentação de containers do Complexo Portuário de Itajaí cresceu 150% nos últimos três anos (2017 a 2019). A informação foi repassada pelo superintendente do porto, Marcelo Werner Salles durante a reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc e do Conselho de Infraestrutura. O encontro foi realizado para discutir os investimentos nos portos de Santa Catarina.
O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, destacou que Santa Catarina tem a segunda maior movimentação de containers do país e responde por 19% do total nacional. “Sem uma infraestrutura adequada, que permita a chegada e a saída de containers dos portos com agilidade, podemos perder atratividade”, disse, lembrando ainda que há um dado internacional que mostra que um container movimenta cerca de $ 1,2 mil dólares na economia. “Infraestrutura é a grande demanda de Santa Catarina. Temos que nos preparar para o futuro. As tendências são navios maiores e temos que nos preparar para recebê-los. Os dados confirmam a importância de termos portos dinâmicos e atrativos”, completou.
Neste contexto ficou evidenciada a importância do Completo Portuário de Itajaí, que movimentou 70% das exportações catarinenses em 2019 (cerca de US$ 6,2 bilhões).
Com relação aos investimentos, Marcelo Salles explicou que no final de 2019 foi finalizado um conjunto de obras que envolveu a bacia de evolução e sinalização náutica e permite receber navios de até 350 metros de comprimento, conhecidos como mega ships. Mas são necessários recursos da União para iniciar a segunda etapa das obras, orçada em R$ 250 milhões. “O projeto da segunda etapa está pronto e estamos buscando os recursos para dar continuidade. Se não fizermos as obras, futuramente teremos impacto na movimentação dos containers”, disse Salles, lembrando que todos os novos navios que estão sendo contratados são de 400 metros de comprimento, o que exige readequação da estrutura para receber essas embarcações maiores.
Na reunião, o diretor-presidente do Porto de São Francisco, Diego Enke, destacou as obras em andamento e as previstas para melhorar as condições operacionais. Também abordou o projeto de dragagem e aprofundamento do canal de acesso ao complexo portuário da Babitonga. “O projeto está pronto e em breve vai ter edital de chamamento público, no máximo em 90 dias”, informou.