O navio RIK Oldendorff desatracou no último domingo (16/2) do Porto de Imbituba com 104.969,88 toneladas de minério de ferro. O cargueiro de bandeira liberiana seguiu para o Porto de Tianjin, na China. Conforme dados estatísticos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que são acompanhados desde 2010, este foi o maior embarque de granel sólido já realizado no Sul do Brasil.
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, considera o bom momento da atividade portuária uma demonstração do potencial que Santa Catarina tem para explorar esse modal.
Estamos qualificando a gestão dos portos catarinenses e os resultados já aparecem. Trabalhamos para marcas importantes como esse recorde do Porto de Imbituba e, principalmente, para fazer dos terminais portuários um instrumento para o desenvolvimento do estado”, destaca.
Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo Estado de Santa Catarina, através da SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do Estado.
É a segunda vez em 2020 que o porto atinge uma marca histórica. Em janeiro, um embarque de 89,5 mil toneladas se tornou o recorde local, até ser superado pelo carregamento concluído neste domingo.
A carga
O minério de ferro embarcado no Porto é de Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o terceiro navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.
Com informações da AI/SCPAR