Quando se pensa em importação de tecidos da China, a primeira razão certamente é a redução de custos. Claro, isso realmente acontece de forma expressiva! Há outro ponto muito importante, no entanto, que é a capacidade da China de produzir tecidos de muita qualidade, com alta tecnologia, e de antecipação de tendências. Embora haja algumas barreiras, a possibilidade de se ter redução de custo com produtos diferenciados é eminente.
Aspectos culturais
É natural que quanto mais distante geograficamente, mais complexa fique a compra. Isso é facilmente percebido quando, por exemplo, compramos da loja da esquina ou de uma loja do extremo norte do país, seja pela logística ou pelas diferenças que vão aparecendo neste caminho. A importação da China traz essas diferenças consigo e é preciso entender algumas particularidades do chinês.
A China trabalha em um modo prático, já que as coisas não podem parar. Muitas vezes, favorecem a rapidez em detrimento à forma exata. Além disso, é um outro clima, modelagem acostumada com certo biotipo e uma outra cultura de vestimentas que deve ser considerada. Por isso, a orientação ao chinês deve ser feita de forma bem clara com uma comunicação formal bem estabelecida. Uma visita pessoal pode ser importante para esta aproximação e entendimento das partes, mas há outras formas de iniciar um relacionamento também certificando-se de que não haverá problemas no encaminhamento.
Paradigmas criados
O Chinês é traumatizado com brasileiro por conta da pechincha. Muitos me dizem quando o assunto vem à tona “como dar um preço muito baixo com uma qualidade muito alta? São coisas paradoxais!”. Muitas vezes, neste processo entre preço e qualidade, a comunicação se perde e aí a consequência é um produto diferente do que se esperava.
É natural também que os distribuidores brasileiros não queiram que a indústria desenvolva a compra internacional direta. Por isso, impõem dificuldades extremas que não existem de fato. Neste processo, mitos são criados ou experiências são distorcidas para que as oportunidades sejam limitadas ao que o revendedor está oferecendo. Muitas vezes, ouvi de empresas brasileiras, “mas o ‘fulano’ disse que de mil empresas de tecidos na China, uma é boa”. Depois de quebrar estes paradigmas, as mesmas empresas tiveram grande êxito na importação de tecidos da China. Com preços melhores, qualidade superior, algumas vezes com produtos exclusivos e também com um leque de opções muito mais abrangentes do que o filtro já feito pelo distribuidor.
Capacitação e acompanhamento profissional
Tendo em vista todas essas particularidades no contato com a China, somadas às complexidades do processo burocrático, é muito importante contar com pessoas que tenham a experiência. Certamente, o custo será diluído nos ganhos auferidos.
Caso tenha dúvidas ou interesse de saber mais, entre em contato comigo marcelo.raupp@unq.com.br.