Está programada para 14 de junho a entrega do primeiro dos quatro navios-taques contratados pela Petrobras para operação na Bacia de Santos. A estatal receberá a embarcação Eagle Petrolina em Singapura, de onde ela sairá com destino ao Brasil. A previsão é que o navio chegue ao país no início de julho, para aumentar a capacidade de escoamento de petróleo.
De acordo com a Petrobras, os novos navios-tanques integrarão a frota atual da companhia, composta por 20 embarcações. Os navios irão atender a demanda de longo prazo em operações de offloading – escoamento de óleo das plataformas. Anualmente, em torno de 1,8 mil operações são realizadas pela estatal.
Nos dias atuais, a capacidade de escoamento diário das plataformas da Petrobras é de 2,067 milhões de barris (bbl/dia). Com o reforço na frota, é projetada ampliação para 2,262 milhões bbl/dia em 2022.
Sobre o Eagle Petrolina
O primeiro navio-taque saiu da Coreia do Sul nessa quinta-feira (4), após testes em alto mar. Com capacidade de armazenamento de 1 milhão de barris, o Eagle Petrolina foi projetado sob medida para a Petrobras pela AET Tankers. A embarcação é do tipo Suezmax Dynamic Positioning (DP2), com propulsores de alta potência e sistema de posicionamento dinâmico. O mecanismo permite estabilizar o navio de forma automática, para que ele fique parado enquanto recebe o petróleo escoado dos tanques das plataformas. Dessa forma, é assegurada a segurança do processo e aumenta a eficiência da operação.
Conforme a Petrobras, a embarcação também é equipada com bombas de carga acionadas eletricamente. O dispositivo serve para aumentar o aproveitamento de combustível e reduzir custos da operação.
As outras três embarcações serão entregues em julho, agosto e outubro. No início deste ano, a companhia também contratou outros três navios-tanques, com entrega prevista para 2022.