“Peak Season” é a expressão utilizada no Comércio Internacional para se referir às altas de preços cobrados nos fretes que estão a partir ou a chegar do exterior.
Geralmente, esta situação ocorre devido a um acúmulo de materiais a despachar de uma mesma origem, gerando alta procura por transporte e pouca oferta de espaço em navios ou aviões de carga.
Mas, por que a Peak Season ocorre?
Esta “alta temporada” deve ser encarada sempre como uma situação de indisponibilidade momentânea.
Exemplificamos: recentemente, ao consultar uma carga aérea de Hong Kong para o Brasil, a cotação fechava em U$3,00 (três dólares) o quilo. Ao verificar os valores apenas dois dias após a primeira consulta, o custo passou para U$10,00 (dez dólares) por quilograma.
Neste caso específico, não conseguiram aproveitar os voos com uma lotação máxima, ocasionando em uma alta no preço do frete cobrado.
Poucas mercadorias + alto custo de operação = valor alto de frete.
No entanto, o contrário também ocorre: alta demanda acarreta acúmulo de mercadorias a serem despachadas. Logo, na falta de espaço – seja em navios ou aviões – os preços disparam, pois o local para acomodar a carga passa a ser ainda mais valorizado.
Quem determina os valores a serem cobrados na alta temporada?
Companhias aéreas e armadores ficam sujeitos a órgãos e suas regulamentações, mas, em livre mercado, os valores podem flutuar entre as mínimas e máximas e sofrer adições de taxas “extraordinárias”.
Empresas aéreas podem estipular o valor do frete livremente, seguindo as regras da livre concorrência. No entanto, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) fixa fretes máximos que devem ser seguidos pelas companhias.
Essas tarifas baseadas na rota, no tráfego e custos que uma viagem pode ter, podem sofrer adições de taxas sazonais ou tarifas diferenciadas em situações de guerra ou pandemia – por exemplo.
Da mesma forma, no modal marítimo, o valor cobrado é afetado diretamente pela oferta de transporte em determinado momento e pela demanda pela procura por serviços.
Portanto, o frete pode ter períodos de alto valor se a demanda for crescente e de acordo com o número de navios disponíveis; porém o inverso também pode acontecer: fases de baixa procura em que o valor do frete internacional marítimo é reduzido.
Como se planejar para os períodos de Peak Season? Há como prever?
Existe situações que são mais previsíveis como, por exemplo, os feriados nacionais em nosso principal parceiro comercial, China.
São sete feriados chineses oficiais, sendo que dois deles são grandes comemorações anuais que duram cerca de uma semana cada.
O Ano Novo Chinês (ou Spring Festival) tem duração de 7 dias e é o feriado que causa maior impacto, pois as fábricas iniciam a produção apenas depois desse período. Muitas empresas geralmente acrescentam mais uma semana à parada, resultado em um recesso de 15 dias.
O Mid-Autumn Festival, neste ano, foi bem próximo ao National Day, que celebrou a fundação da República Popular da China.
Juntos somaram uma pausa de 8 dias, entre 1 e 8 de outubro. Com estas pausas, obtém-se acúmulo de pedidos e, concomitantemente, alta demanda de exportações provindas do mesmo ponto de origem, gerando alta nos preços não apenas do frete, mas de mercadorias e mão de obra nos portos.
Durante os feriados chineses, as empresas, o comércio e as fábricas permanecem fechados. Os trabalhadores recebem folga e as escolas não têm aula.
Como estas datas influenciam o país todo, os importadores brasileiros precisam planejar os pedidos de mercadoria com antecedência, a fim de evitar prejuízos e atrasos no recebimento de suas importações.
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