Pão de queijo brasileiro chega ao mercado chinês

Participação da maior fabricante do Brasil em feiras internacionais viabilizou negócios com a China

Foto de Sitenl

O pão de queijo, tradicional de Minas Gerais e que ganhou a preferência dos outros Estados do Brasil, já está disponível nas lanchonetes chinesas. A exportação para a China foi possível após a participação da fabricante Forno de Minas na China International Import Expo (CIIE), realizada em Xangai em novembro de 2018.

Em maio de 2019, a Forno de Minas, líder na fabricação de pão de queijo no Brasil, enviou o primeiro contêiner de 10 toneladas do produto para a China, fornecendo para lanchonetes em Xangai. Dois meses depois, a empresa fez um segundo embarque para a China com 18 toneladas de pão de queijo.

“Estamos orgulhosos de ter chegado à China”, disse Gabriela Cioba, gerente de comércio exterior da Forno de Minas.

O Forno de Minas está localizado no sudeste de Minas Gerais, lar do popular pão salgado feito com farinha de tapioca, ovos, óleo vegetal, leite e queijo ralado.

“Queremos que o pão de queijo se torne um produto global, assim como a pizza da Itália começou a se internacionalizar e conquistou o mundo”, disse Cioba.

O Forno de Minas já exportou pão de queijo para 17 países antes de decidir entrar no mercado chinês em 2018 participando do CIIE. O evento serviu como trampolim para abrir oportunidades na China. O feedback e sugestões dos consumidores no CIIE também pressionaram a empresa a adaptar seus produtos aos gostos locais.

“Fizemos uma parceria com um importador chinês da CIIE para nos representar. Foi aí que percebemos que o público chinês gosta de produtos menos salgados do que os vendidos no Brasil. Então, ao fazer pão de queijo para a China, reduzimos o sódio em cerca de 40 por cento “, disse Cioba.

Desde 2009, a China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e os dois países comemoram o 45º aniversário de laços diplomáticos este ano.

“Nosso foco inicial é trabalhar com lanchonetes, padarias e restaurantes, canais de vendas chamados food service”, afirmou Cioba.

“Queremos que o pão de queijo seja um acompanhamento para café ou chá na China”, disse ela.

A empresa agora espera participar da próxima feira Global Food Marketplace em Xangai em maio de 2020.

Fundada em 1990, a empresa brasileira produz 1.700 toneladas de pão de queijo por mês, ou 68 milhões de pães.

O pão de queijo se originou no século XVIII, quando o Brasil era uma colônia portuguesa. Os padeiros usaram a tapioca como substituto da farinha e acrescentaram queijo à receita.

Com informações do CD

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