A movimentação portuária do Brasil é pequena se compararmos os números com os grandes portos mundiais. A soma de todas as cargas juntas colocaria o país entre o 15º e 16º lugar do ranking mundial de portos com 10,061 milhões de TEUs movimentados em 2018. Mesmo assim, o ano foi de crescimento em relação a 2017 com um aumento de 12,19%. Abaixo você confere a lista dos maiores portos do Brasil (em TEUs movimentados), de acordo com dados coletados no Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
10º – Porto Chibatão (Manaus-AM)
O Porto Chibatão fica localizado no Polo Industrial de Manaus. Movimentou 344.280 TEUs em 2018 e é o único deste Top-10 situado longe do litoral. Os principais produtos transportados foram máquinas, aparelhos e materiais elétricos, plásticos, produtos químicos orgânicos, borracha, ferro fundido, aço, sal, enxofre, terras e pedras.
9º – Porto de Itaguaí (Itaguaí-RJ)
Localizado na Baia de Sepetiba (primeiro nome do porto) teve o nome atual definido em 2006. É um dos principais polos de exportação de minérios do Brasil. Em 2018 movimentou 366.206 TEUs, com as principais cargas classificadas como água de formação, transações especiais, ferro fundido e aço. Fundado em 1982, é administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro e tem parcerias com a iniciativa privada para a implantação de novos terminais de contêineres, granéis sólidos e minério.
8º Porto de Itajaí (Itajaí-SC)
Este porto é administrado pela Superintendência do Porto de Itajaí. Tem registros de movimentação desde 1914 e o primeiro trecho do cais foi construído em 1938. Fica localizado no rio Itajaí-Açu e em frente ao Porto de Navegantes. A movimentação em 2018 foi de 375.884 TEUs. Os principais produtos foram carnes, madeira, carvão vegetal, plásticos, produtos cerâmicos e bebidas.
7º Porto de Suape (Ipojuca-PE)
O Porto de Suape fica localizado entre as cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho e fica a apenas 40 km da capital do estado de Pernambuco, Recife. Projetado desde os anos 50 foi inaugurado somente em 1983. É administrado pela estatal Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros. A movimentação de TEUs em 2018 chegou a 454.721, transportando principalmente plásticos, cereais, sal, enxofre, terras, pedras, ferro fundido, aço e bebidas. Tem conexões com 160 portos no mundo.
6º DP World Santos (Santos – SP)
A marca DP World Santos substituiu a Embraport após a aquisição pelo Grupo DP World (Dubai Ports World) no final de 2017. O terminal portuário privado fica localizado na margem esquerda do Porto de Santos e tem acessos por via marítima, rodoviária e portuária. No ano de 2018 a movimentação foi de 615.485 TEUs. Os principais produtos foram plásticos, produtos químicos orgânicos, reatores nucleares, caldeiras, sal, enxofre, terras e pedras.
5º Porto Itapoá (Itapoá-SC)
O Porto de Itapoá é um Terminal de Uso Privado administrados por duas empresas sócias do empreendimento. Situado na Baia da Babitonga, no Norte de Santa Catarina, o projeto teve início em 1993 com os estudos iniciais. As obras começaram em 2007 e em 2011 a operação recebeu o primeiro navio. Em pouco tempo o porto subiu no ranking nacional e atingiu o Top-5 com 634.197 TEUs movimentados em 2018. Madeira, carvão vegetal, carnes, plásticos, pastas de madeira, papel e produtos químicos estão entre os principais produtos transportados.
4º Porto de Navegantes – Portonave
As operações da Portonave tiveram início em 2007 como o primeiro terminal privado do Brasil e neste período o porto se tornou um dos maiores do país. Movimentando principalmente madeira, carvão vegetal, carnes, plásticos, produtos cerâmicas, reatores nucleares e caldeiras chegou a 736.054 TEUs em 2018. Destaca-se pela infraestrutura com seis porteineres, transteineres, terminais Tractors, empilhadeiras Reach Stacker, scanner e tomadas reefers.
3º Porto do Rio Grande
Favorecido pelas características geográficas, o Porto do Rio Grande consolidou-se como o porto do Cone Sul da América do Sul. É administrado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Destaca-se pela boa logística e projetos de expansão o que contribui para a preferência de importadores e exportadores. Em 2018 foram movimentados 736.967 TEUs, principalmente com cereais, plásticos, carnes, madeiras, carvão vegetal, tabaco, produtos químicos orgânicos e peixes.
2º Porto de Paranaguá
Com registros de operações desde 1872 o Porto de Paranaguá sempre esteve entre os maiores e mais importantes do Brasil. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina é a responsável pela operação até 2027 conforme convênio assinado entre o Estado do Paraná e a União. Destaca-se pela movimentação de grãos, considerada a maior da América Latina, mas também número relevantes de contêineres. Em 2018, foram 765.785 TEUs, que o colocam em segundo lugar no ranking nacional. Movimentou principalmente carnes, madeira, carvão vegetal, papel, adubos e fertilizantes.
1º Porto de Santos
Historicamente sempre foi o principal porto do Brasil e da América Latina. É o único do continente que figura entre os 44 maiores do mundo. Inaugurado oficialmente em 1892 é administrado pela Companhia Docas de São Paulo. Sozinho, responde por 30% de toda a movimentação portuária do Brasil, e corresponde aos seis primeiros deste ranking. Em 2018 foram 3,221 milhões de TEUs com plástico, carne, madeira, carvão vegetal, produtos químicos orgânicos, cereais, entre outros produtos.