Está em andamento uma operação de resgate de um navio de abastecimento de rebocadores, o Bourbon Rhode, com bandeira do Luxemburgo. O navio estava em trânsito a 1.200 milhas náuticas da ilha da Martinica e a 60 milhas náuticas do furacão da categoria 4 “Lorenzo”. Em condições climáticas adversas, os 14 tripulantes enfrentam uma entrada de água na parte traseira do navio.
Segundo a Bourbon, empresa proprietária do navio, a operação de resgate da embarcação e de sua tripulação é feita em colaboração com as autoridades locais, incluindo o Centro Operacional Regional de Vigilância e Resgate (CROSS) das Índias Ocidentais-Guiana. Para oferecer o suporte mais rápido possível, a CROSS solicitou que o navio graneleiro SSI Excellent alterasse sua rota e ajudasse o Bourbon Rhode. Situado a 200 milhas náuticas ao sul, o graneleiro deve chegar à zona amanhã de manhã (horário local).
A Bourbon oferece três atividades operacionais (Marinha e Logística, Mobilidade e Serviços Submarinos) e também protege a costa francesa da Marinha Francesa. Em 2018, a receita da Bourbon foi de € 689,5 milhões e a empresa operava uma frota de 483 embarcações.
Leia também…
Colisão em porto da Grécia envolve porta-container e tanker