A disponibilidade containers reefers permanecerá limitada nos próximos anos, o que afetará a capacidade de remessa e as taxas de frete em picos sazonais, informa o mais recente relatório anual de Revisão e Previsão 2019/20 de empresa britânica de consultoria Drewry, publicado este mês.
Após a interrupção nos gastos com equipamentos refrigerados em 2016, o que levou a escassez em várias regiões, a produção de novos containers reefers se recuperou em 2017 e continuou a ganhar ritmo em 2018.
O relatório da Drewry espera que o número de equipamentos de containers frigoríficos mantenha um crescimento de 4,5% nos próximos cinco anos, quase o mesmo índice previsto no tráfego de cargas em containers, mas que não será suficiente para recuperar o equilíbrio.
Enquanto esperamos que os transportadores de containers continuem melhorando a disponibilidade efetiva de containers reefers por meio de um gerenciamento mais centralizado de estoques, os dados de Drewry indicam que as condições de fornecimento de equipamentos permanecerão rigorosas”, disse Martin Dixon, diretor de produtos de pesquisa de Drewry.
“Com os proprietários de carga cada vez mais dependentes de transportadores de containers para mover produtos perecíveis, dado o declínio contínuo na frota de transporte de frigoríficos especializados, a capacidade de transporte refrigerado pode ser restringida durante picos sazonais”.
Demanda por containers reefers
O comércio mundial de frigoríficos marítimos cresceu em 2018, mas o ritmo de expansão foi mais lento que a tendência e, segundo o relatório, deve continuar assim nos próximos anos. A consultoria de navegação estima que o volume de carga frigorífica marítima cresceu 3% em 2018 com 129 milhões de toneladas, menor que o ganho de 4,4% alcançado em 2017 e que a taxa média anual de 3,5% registrada nos últimos 10 anos.
Prevendo o futuro, o comércio mundial de frigoríficos perecíveis marítimos continuará a se expandir, mas a uma taxa abaixo da tendência de 2,7% ao ano no período até 2023, à medida que certos fatores sazonais relacionados ao clima, como El Nino, diminuem a produção a curto prazo e o risco geopolítico afeta as perspectivas mais amplas de crescimento do comércio.