As despesas de destino do frete internacional são aquelas relacionadas ao transporte internacional na chegada da mercadoria e que compõem o custo logístico como um todo. Nelas estão incluídas as despesas operacionais e administrativas do operador logístico internacional, seja a companhia aérea, o armador, ou o agente de carga, quando ele é contratado.
São exemplos destas tarifas o THC (Terminal Handling Charge), que é a cobrança da movimentação do container do navio para o porto; e a taxa de emissão do conhecimento de embarque, que é o documento principal do transporte.
No pagamento das despesas de destino do frete internacional é preciso considerar as taxas de conversão do dólar, já que algumas delas são apresentadas em moeda estrangeira. O mercado cobra um percentual sobre a taxa cambial do dia. Esse spread é a margem usada para salvaguardar o beneficiário da oscilação cambial entre o tempo de recebimento e de pagamento. Esta cobrança pode variar bastante e depende da relação comercial entre as partes, sendo praticada entre 2% a 10% sobre a taxa do dia do dólar e pode ser acertada previamente para o devido planejamento do importador.
No que se refere ao frete internacional existem ainda as despesas de trânsito na origem e a responsabilidade de pagamento é definida pelo Incoterm negociado.