O fechamento de câmbio é um processo do pagamento ou recebimento internacional. Acontece com o travamento do dólar comercial (ou outra moeda internacional) na negociação do valor a ser enviado ou recebido do exterior.
Se o motivo for um pagamento internacional, o fechamento de câmbio promoverá a compra da moeda internacional para remissão ao exterior. O valor em moeda estrangeira não aparece na conta corrente, apenas o débito em reais. O valor é remetido automaticamente pela instituição financeira responsável pela operação.
No caso do recebimento internacional, o valor fica disponível ’em nuvem’ e o fechamento acontece para a venda da moeda e o recebimento em reais. O beneficiário pode escolher o melhor momento para fazê-lo, conforme oscilação cambial e spread considerado pela instituição financeira.
Quais documentos são gerados no processo?
A negociação de venda ou compra da moeda internacional gera um documento entre as partes, o chamado contrato de câmbio. Ele define os detalhes da operação com a instituição financeira. Além dele, também será emitido o swift, que é basicamente o comprovante de pagamento.
Embora não se tenha controle sobre as variações cambiais, o fechamento de câmbio é uma etapa muito importante e estratégica nos negócios internacionais.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de câmbio: Entenda os câmbios.
Clique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.