Ao fechar um negócio internacional, uma empresa pode contratar diretamente todos os prestadores de serviços de transporte que serão necessários para envio ou recebimento dos produtos. Ou, então, ela aciona um agente de carga, profissional que atua como um operador logístico na gestão do transporte internacional. Esse agente pode desenvolver soluções personalizadas para aquela transação, cuidando desde a coleta até a chegada da mercadoria ao importador, conforme suas necessidades.
Entre as atribuições desse profissional está a verificação da melhor opção no trânsito em termos de preço, tempo e segurança da carga, dependendo das prioridades do contratante. É o agente de carga que vai intermediar entre os prestadores de serviços, como companhia aérea, armador ou transportadora. Além da atenção com emissão de documentos, lançamento de informações no Siscarga, o pré-embarque e o pós-embarque, ele também informará o cliente sobre as previsões de saída e chegada da mercadoria. No final, o pacote de serviços necessários estará diretamente ligado ao Incoterm negociado entre importador e exportador.
Contato com os prestadores de serviços
Apesar de não ser obrigatória nas transações externas, a contratação de um agente de carga pode proporcionar vantagens às empresas. Uma delas é, justamente, que ele concentrará essa gestão do processo de transporte internacional. A outra é que, como esse profissional possui contato direto com armadores e demais prestadores, pode conseguir negociar preços mais competitivos e prestar um serviço de informações com maior qualidade.
Se uma carga não tiver volume suficiente para preencher um container marítimo, o agente pode consolidar com cargas de outros clientes, por exemplo. Ele também ajuda a minimizar os riscos do processo, pois, se ocorrer algum contratempo, ele terá acesso mais rápido aos responsáveis, como com os armadores.
Na área de Catálogo Comex do OMDN é possível encontrar empresas qualificadas na prestação desse serviço.