Por Rafael Schneider
IMO 2020 é uma regulamentação criada pela Organização Marítima Internacional (IMO) com o objetivo de reduzir o limite de teor de enxofre emitido pelos navios, que, atualmente, é de 3,5% e que passará a ser de 0,5% a partir do dia 1º de janeiro de 2020.
A Organização Marítima Internacional é um braço da ONU que tem como objetivo garantir uma indústria mundial limpa, segura e eficiente de transporte marítimo. O debate a respeito da IMO 2020 iniciou em 2008 e tem como prazo limite para adequação pelos órgãos competentes o início de 2020.
A IMO 2020 menciona quatro métodos que atendem aos padrões de redução de emissão de enxofre e que devem ser aplicados aos navios.
Estes métodos são:
- Utilizar combustíveis que possuam menor teor de enxofre, dentro do limite obrigatório (de 0% a 0,5%);
- Utilizar catalisadores, dispositivos de controle da poluição do ar, utilizados para remover partículas de enxofre e assim limitar a quantidade de poluentes emitidos;
- Utilizar gás como combustível;
- Utilizar metanol como combustível alternativo.
Quando a IMO 2020 entrar em vigor, a indústria de navegação prevê que mais de 90% da frota global de navios precisará de combustíveis alternativos para atender as regras de redução de enxofre. Estima-se que será preciso um período de 5 a 10 anos, acompanhado de um grande investimento, para que as companhias desenvolvam tecnologias para atender as novas regulamentações.
Qual o impacto desta regulamentação no transporte marítimo de carga?
O combustível (bunker) com menor teor de enxofre é mais caro do que o combustível atual, portanto será mais frequente a inclusão de taxas complementares ao frete para compensar este reajuste.
Outro ponto que trará impacto ao frete é a diminuição da frota de navios em função dos reparos necessários para a adequação da frota. Como consequência haverá uma grande diminuição de espaço disponível no mercado de transporte de carga, fazendo com que o frete aumente (lei da oferta e demanda).
Por que há essa preocupação com o enxofre?
Atualmente há uma grande mobilização global para o controle e diminuição dos níveis de emissão de poluição no meio ambiente. Várias legislações e regulamentações estão sendo criadas a fim de controlar a emissão de gases tóxicos emitidos através da atividade industrial em todo o mundo.
A queima de combustíveis fosseis lança para a atmosfera, anualmente, bilhões de toneladas de dióxido de carbono e dióxido de enxofre e contaminam o planeta. Estes gases tóxicos são os causadores das chuvas ácidas e tem como consequência a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, o aumento da acidez das águas oceânicas, rios, lagos e trazem prejuízo a vida marinha, e afetam a saúde humana.
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