A NYK conduziu o primeiro teste do mundo de Maritime Autonomous Surface Ships (MASS) – navio autônomo, realizado de acordo com as Diretrizes da IMO para ensaios com MASS. A empresa começa a testar seu objetivo de ter navios autônomos tripulados para garantir operações mais seguras e reduzir a carga de trabalho da tripulação.
Sobre o MASS Trial
O Iris Leader, um grande PCTC (Pure Car Truck Carriers) operado pela NYK, com uma tonelagem bruta de 70.826 toneladas, foi navegado dia e noite usando o sistema de navegação Sherpa System for Real Ship (SSR). A operação ocorreu entre os dias 14 a 17 de setembro de Xinsha, China, para o porto de Nagoya, no Japão, e depois do porto de Nagoya para o porto de Yokohama, no Japão, de 19 a 20 de setembro. A tripulação realizou tarefas típicas durante as navegações, que incluíam a área costeira do Japão, mas excluíam as baías.
Durante o teste, o desempenho do SSR foi monitorado, pois ele coletava informações sobre as condições ambientais ao redor do navio a partir de dispositivos de navegação existentes, calculava o risco de colisão, determinava automaticamente rotas e velocidades ideais que eram seguras e econômicas e, em seguida, navegava automaticamente. Usando os dados e a experiência obtidos com esse teste, a NYK conseguiu garantir a viabilidade do SSR e seus benefícios para operações seguras e ideais. O teste foi um grande passo para alcançar o objetivo da NYK de operar navios autônomos tripulados.
O SSR também será aplicado a futuros navios costeiros, que atualmente enfrentam sérias falhas de tripulação. O SSR pode se tornar uma tecnologia básica para navegação remota e não tripulada.
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