Novo aeroporto de Pequim fica pronto até 15 de setembro

Todos os testes estão sendo realizados para que a operação esteja apta para a abertura oficial prevista para outubro

Foto de Xinhua

O novo Aeroporto Internacional Daxing de Pequim começará a operar antes do final de setembro. A maioria das instalações já está pronta para o lançamento oficial, e uma recém-construída linha de metrô está conectando o aeroporto ao centro de Pequim.

Os trens desta linha estão sendo testados diariamente e os passageiros poderão usar a estação de metrô para despachar as malas.

São três estações na nova linha do metrô, todas equipadas com passagens de reconhecimento facial. Os viajantes poderão comprar bilhetes através de um aplicativo para smartphone.

Os usuários terão ainda outras maneiras de chegar ao aeroporto. Está em construção uma ferrovia de alta velocidade, com uma estação de trem localizada sob o terminal.

O aeroporto tem um design vertical, as partidas internacionais estão no nível superior e os balcões de check-in são separados em oito ilhas, sendo que muitas já estão sendo equipadas pelas companhias aéreas.

Estamos prontos para a operação e atualmente estamos planejando pilotar um Airbus 380 para Guangzhou a partir de Pequim como nosso primeiro voo. Planejamos transferir o primeiro grupo de aviões em 27 de outubro”, disse o vice-gerente do Centro de Operações da China Southern Airlines, Hu Haiqiang.

O aeroporto também aumentou a estrutura de transporte público, atingindo 50% de todas as instalações de transporte, 30% do transporte ferroviário e 20% do tráfego rodoviário.

Segundo o gerente de operações do Aeroporto Internacional de Pequim Daxing, Qian Yuanyuan, o aeroporto planeja atingir a condição operacional até 15 de setembro. “Organizamos cinco exercícios para testar oito processos. A solução dos problemas também foi incluída. Os resultados são promissores”.

Os exercícios recentes envolvem mais de 8.000 pessoas. O fluxo anual esperado de passageiros chegará a 72 milhões em 2025. O investimento estimado na obra é de $ 14,5 bilhões de dólares.