A contagem é regressiva para o início das operações do novo aeroporto de Florianópolis-SC. A data marcada é 1º de outubro de 2019. Com tamanho quatro vezes maior que o atual, o novo terminal conta com 49 mil metros quadrados e tem capacidade para 8 milhões de passageiros por ano. Terá também os aguardados fingers. Serão 10 pontes de embarque, que conectam o passageiro diretamente à aeronave. O terminal antigo não tem nenhum.
O design e as cores do projeto foram inspirados nas belezas e linhas da Ilha, e espera-se que o novo aeroporto de Florianópolis seja por si só uma atração na cidade. Junto com a abertura do novo terminal, será inaugurado também o Boulevard 14/32, espaço de entretenimento, serviços e compras. O nome que faz referência às cabeceiras da pista principal do aeroporto – 14/32.
O novo terminal e o Boulevard 14/32 somam juntos investimentos de R$ 570 milhões.
A Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport, é a concessionária do aeroporto. A Zurich Airport ganhou a concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis em março de 2017 para operá-lo por 30 anos. O grupo detém 100% da operação. Além de Florianópolis, a Zurich Airport adquiriu também a concessão dos aeroportos de Vitória e Macaé e tem 12,5% de participação na administração do BH Airport.
Detalhes do novo aeroporto de Florianópolis
- Dois andares, um para embarque e outro para desembarque.
- 10 pontes de embarque
- 580 vagas de estacionamento
- Área comercial: aproximadamente 5.000 metros quadrados
- Check-in: número de guichês – 45 posições
- Esteiras de restituição de bagagem: 8, sendo 2 internacional, 5 domésticas e 1 reversível
- Portões de embarque: 13 portões de embarque, sendo 2 internacionais, 11 domésticos
Antigo terminal
O terminal antigo, por enquanto, deve concentrar apenas atividades como transporte de cargas e base para algumas empresas que vão operar no novo espaço. A Floripa Airport quer ampliar o setor de transporte de cargas no terminal que tem atualmente uma área alfandegada de 6.541 m2. Em sua estrutura tem ainda empilhadeiras com capacidade de até 7 toneladas, salas refrigeradas, local de armazenamento para artigos perigosos e equipes da Receita Federal e Anvisa no recinto aduaneiro.