Com localização estratégica para o escoamento de parte da produção brasileira, a Ferroeste pode ser ampliada nos próximos anos. Está em análise o Projeto do Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, para expandir a estrada de ferro existente no interior paranaense. O intuito é construir novos trechos ferroviários, ligando áreas produtoras do Mato Grosso do Sul e do Paraná ao Porto de Paranaguá (PR).
Na última semana, a empresa estadual Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste foi qualificada na carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A companhia detém a concessão para construir e operar a estrada de ferro existente entre as cidades paranaenses de Guarapuava e Cascavel. O apoio do governo federal para a desestatização do trecho foi solicitado pelo Governo do Estado do Paraná. O objetivo é atrair investimentos privados e ampliar a malha ferroviária destinada ao transporte de cargas voltado à exportação.
Estudo em andamento para a expansão da ferrovia
Conforme estudo de viabilidade em curso, a Nova Ferroeste terá extensão estimada em 1.370 quilômetros. O projeto em análise contempla construção e revitalização de trechos, segundo o PPI:
- Construção de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR). Atualmente, já há possibilidade de extensão até Dourados (MS);
- Revitalização do atual trecho ferroviário que vai de Cascavel a Guarapuava (PR);
- Construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá (PR), onde está o principal porto do estado;
- Construção de um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu (PR), localizada na região da Tríplice Fronteira.
Um Comitê de Governança do Projeto ficará responsável por acompanhar os trabalhos em todas as etapas necessárias para a implementação. Entre essas fases previstas está a inclusão de discussões sobre o modelo de concessão mais adequado. Esse grupo de trabalho deverá incluir representantes dos Ministérios da Economia (ME) e da Infraestrutura (MInfra), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Governo do Paraná. A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão até o fim de 2021.
Recorde alcançado pela Ferroeste
Em maio, a ferrovia transportou 1.001 containers refrigerados até o Porto de Paranaguá. Segundo o governo paranaense, essa foi a maior carga da história e a primeira vez que a empresa ultrapassou a marca de mil unidades. No mês passado, foram carregadas aproximadamente 30 mil toneladas de proteína animal congelada no terminal intermodal de Cascavel. O volume foi 23% maior do que o transportado em maio de 2019.
O aumento no carregamento de containers foi resultado de um acordo firmado pela Ferroeste e a Rumo Logística. O transporte também inclui a Brado Logística, responsável pela gestão dos contratos com as cooperativas produtoras.
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