Normas de Certificação Fitossanitária de Origem são revisadas

Projeto de Instrução Normativa do Mapa está disponibilizado para consulta pública

Crédito da imagem: Freepik

Normas relacionadas à Certificação Fitossanitária de Origem e trânsito interestadual de vegetais estão sendo revisadas pelo governo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) submeteu à consulta pública, por 60 dias, uma nova Instrução Normativa (IN) sobre o tema. A proposta foi divulgada por meio da Portaria nº 94/2020, da Secretaria de Defesa Agropecuária.

De acordo com o Mapa, a IN sugerida passa a instituir o Sistema Nacional de Certificação Fitossanitária de Origem (Sinfito). Esse mecanismo tem a finalidade de controlar a certificação fitossanitária de artigos regulamentados, conforme os requisitos estabelecidos.

Simplificação de procedimentos

A proposta apresentada revisa as INs nº 28 e 33/2016. Essas normativas tratam, respectivamente, dos procedimentos para a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e dos Certificados Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC).

A nova IN tem como objetivo simplificar procedimentos, tendo como premissa a segurança fitossanitária e a rastreabilidade dos produtos vegetais”, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.

O texto proposto pode ser acessado no site do Mapa. Já as sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas para o e-mail cgpp.dsv@agricultura.gov.br.

 

Leia também:
Consulta Pública: importação de cargas transportadas a granel
Confira quais são os documentos essenciais do Comex