Navios autônomos: projeto terá financiamento histórico da UE

Aporte de € 20 milhões de euros é um dos maiores investimentos já feitos

Foto Divulgação/Kongsberg

O projeto de navios autônomos que está sendo desenvolvido pelo cluster marítimo norueguês recebeu cerca de € 20,1 milhões de euros ($ 22 milhões de dólares), uma das maiores doações já concedidas empresas norueguesas, do Horizon 2020, um programa de pesquisa da UE.

No projeto, a Kongsberg instalará e testará a tecnologia autônoma em duas embarcações em diferentes ambientes operacionais. Os dois navios autônomos serão destinados para uso especialmente no transporte marítimo de curta distância e nas vias navegáveis no interior da Europa.

O cluster marítimo norueguês, do qual Kongsberg faz parte, é líder mundial em transporte autônomo. Agora, estamos fortalecendo ainda mais nossa posição por meio do projeto Autoship, que acelerará a realização de navios autônomos de última geração e criará um roteiro para a comercialização de navios autônomos na UE nos próximos cinco anos ”, diz o CEO da Kongsberg Maritime, Egil Haugsdal.

O Autoship, um projeto de quatro anos do Horizon 2020, é uma colaboração entre Kongsberg e a organização de pesquisa da Noruega, Sintef, além de vários parceiros europeus, incluindo o apoio do Conselho de Pesquisa da Noruega.

Os dois navios autônomos

O navio de carga geral Eidsvaag Pioneer é um dos dois navios que agora serão equipados para transporte marítimo autônomo e operado remotamente. Este navio é de propriedade da companhia de navegação Eidsvaag e opera ao longo da costa norueguesa e em áreas vulneráveis do fiorde, onde transporta ração para as fazendas de peixes.

Segundo a Kongsberg, os mercados de navegação costeira de curta distância e de transporte por vias navegáveis interiores deverão explodir nos próximos anos, na Noruega, na Europa e no mundo.

“Vamos demonstrar que é possível operar remotamente vários navios terrestres e em grandes áreas geográficas. A tecnologia é usada de diferentes maneiras no navio para mostrar que as soluções podem ser aplicadas amplamente. Este é um mercado com potencial significativo ”, diz Haugsdal.

A outra embarcação equipada com tecnologia autônoma é uma barcaça de transporte de paletes belga de propriedade da Blue Line Logistics NV. O navio opera em canais na Europa, transportando mercadorias de e para grandes portos de containers.

A Kongsberg acrescentou que uma barcaça autônoma em operação deve tirar cerca de 7.500 caminhões das estradas a cada ano, resultando em reduções no congestionamento do tráfego e nas emissões.