O Energy Observer é um catamarã da America’s Cup convertido para funcionar com um motor elétrico alimentado por uma célula a combustível de hidrogênio. O hidrogênio é produzido a bordo usando uma usina de dessalinização para produzir água fresca, um eletrolisador de membrana de troca de prótons (PEM) que divide os átomos de hidrogênio do componente de oxigênio nas moléculas de água e uma unidade de compressão que bombeia o hidrogênio líquido para os tanques de armazenamento.
O Energy Observer também é coberto com painéis solares para obter energia elétrica extra que pode ser armazenada em uma bateria de íon de lítio a bordo que pesa 1,7.
O iate estava em Londres enquanto navegava ao redor do mundo para aumentar a conscientização sobre a tecnologia que já está disponível para navios operarem com emissão zero de poluentes. De acordo com Louis-Noël Viviès, diretor-gerente do projeto Energy Observer, já fez escala nos portos do Mediterrâneo e partirá para o Mar Báltico depois de instalar uma célula de combustível maior.
Embora o Energy Observer seja apenas um iate de 30,5 m, os desenvolvedores do projeto garantem que a tecnologia pode ser ampliada para operar em navios maiores. O grupo que opera o navio já firmou uma parceria com a linha francesa de contêineres CMA CGM para desenvolver um sistema de energia auxiliar sem emissões para seus navios-caixa.
O Energy Observer tem vários outros projetos que ainda estão em desenvolvimento, incluindo 15 navios de 70 m de comprimento, com capacidade para 90 passageiros que serão movidos a energia renovável.
O projeto é mantido por empresas como Accor, Thélem Assurances, Delanchy e Engie.
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