Navio colide em ponte ferroviária no Canal do Panamá

Causas do acidente são investigadas pela autoridade panamenha

Crédito da imagem: Junta Comunal de Ancón/@JCAncon

O navio graneleiro Bluebill, com bandeira do Chipre, colidiu em uma ponte ferroviária localizada na área do Canal do Panamá. O acidente ocorreu nesta semana, na travessia do Rio Chagres, na comunidade de Gamboa. Conforme o jornal La Estrella, a embarcação teria colidido na estrutura durante uma manobra na hidrovia.

Logo após o acidente, a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) se manifestou por meio de um comunicado. Na nota, ela informou que investigará as causas da colisão. Uma equipe que atua na via interoceânica foi acionada para inspecionar a ponte e avaliar a extensão dos danos.

No comunicado, a autoridade panamenha não citou a extensão dos danos no navio. O Bluebill foi construído em 2004 e tem quase 200 metros de comprimento e 23,7 metros de largura.

Operações no canal não são afetadas

De acordo com a ACP, as operações na rota interoceânica não foram prejudicadas pelo acidente. No entanto, a Panama Canal Railway Company – companhia ferroviária que opera no local – precisou suspender os serviços por 15 dias, já que um trecho da ponte foi danificado. O abastecimento de água na comunidade de Gamboa, localizada às margens da hidrovia, também foi comprometido.

Segundo o La Estrella, a área em que aconteceu o acidente costuma ter nevoeiro, o que dificulta a visibilidade. O rio Chagres, onde está a ponte, é uma das fontes hídricas do Canal do Panamá, alimentando o Lago Gatún.

Confira outras imagens compartilhadas por sites e autoridades panamenhas:

Leia também:
Canal do Panamá: um “atalho” interoceânico
Canal do Panamá avalia estratégias para o futuro das operações
Canal do Panamá divulga medidas para lidar com seca

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.