Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro, mais de 910 milhões de toneladas haviam sido movimentadas nos portos brasileiros no ano, crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado (veja o comparativo na tabela ao final do texto).
As cargas conteinerizadas, embora ainda representem cerca de 11% do total, foram as que mais tiveram alta nas movimentações: passaram de 86 milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2020 para 99 milhões no mesmo período de 2021, um crescimento de 15%. Este perfil de carga registrou um aumento mais acentuado nos portos privados (20%) do que nos públicos (13%).
Entre os principais terminais portuários do Brasil que operam cargas conteinerizadas, o mais expressivo crescimento nas operações foi registrado pela Portonave, de Navegantes/SC, que aumentou a movimentação em 44% de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. O crescimento a fez subir para o segundo lugar no país, superando Paranaguá e ficando atrás apenas do Porto de Santos – sendo que estes dois também apresentaram resultados positivos.
Como sintetiza o gerente comercial da Portonave, Rodrigo Gomes
“A Portonave registra o maior crescimento entre os principais terminais portuários do país devido a uma estratégia comercial sólida que acompanha e mapeia a cadeia de valor, o que leva à excelência e eficiência nas operações e no atendimento ao cliente”.
“Nosso time de profissionais têm total atenção à operação de recepção e entrega de contêineres no pátio, assim como às operações de embarque e descarga dos navios, com significativa produtividade, reconhecida como a melhor produtividade do país de acordo com o anuário da ANTAQ. Além disso, foca na segurança e alta performance de todo o processo operacional. O que demonstra o alcance destes resultados e superações mês a mês”, acrescenta o gerente comercial.
Ele explica que a Portonave já estava preparada para um aumento significativo na demanda, de modo que não foram necessárias adaptações na estrutura. Da mesma forma, a empresa se diz pronta para a continuidade de um mercado aquecido. “
A Portonave visa à melhoria contínua não somente em seus processos, mas também na questão de seus investimentos regulares e a longo prazo. O empenho e o comprometimento do time de profissionais resultaram em conseguir atender a esta demanda, que deve continuar alta nos próximos meses. O mercado aquecido tem possibilitado aproveitar as oportunidades estrategicamente, buscar as melhores cargas, e, com isso, atender o cliente de forma eficiente”, expõe Gomes.
Crescimento nos estados
Entre os estados com setor portuário mais expressivos, os crescimentos mais significativos na movimentação portuária de cargas conteinerizadas são registrados no Rio de Janeiro (29%), Santa Catarina (21%), Ceará (18%) e Espírito Santo (17%). No que diz respeito ao tipo de navegação, o longo curso, que representa 71% da movimentação de contêineres, apresentou crescimento de 13% até setembro de 2021 em comparação com mesmo período de 2020. A cabotagem cresceu 19%.
Os indicativos para os próximos meses, na avaliação da gestão da Portonave, permanecem positivos. “A exportação da madeira tem a tendência de se manter como principal produto exportado para a América do Norte. E, de acordo com a mídia especializada e com os principais produtores do país, a Ásia ainda terá grande necessidade da proteína brasileira, principalmente, suínos e aves, para a segurança alimentar de sua população.
Nas importações, as previsões do Banco Central indicam que não haverá retração econômica pelo menos até 2024, o que sinaliza o contínuo aquecimento das importações, principalmente de insumos e bens de consumo da Ásia. A Portonave está localizada em um estado com grande histórico importador e mercado já consolidado”, projeta Gomes.
Enquanto apresenta resultados operacionais positivos, a Portonave permanece planejando investimentos para o futuro. Obras de expansão para aumentar a capacidade de recebimento de navios, a implantação de novos equipamentos e tecnologias estão sempre nos planos da empresa.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS CONTEINERIZADAS
Janeiro a Setembro de 2021
Ranking | Porto | UF | Peso Carga Bruta (t) | Variação 2020 (jan-set) | Distribuição Percentual | |
1º | Santos | SP | 28.656.170 | ▲ 14,08% | 28,9% | |
2º ▲ 1 | Portonave | SC | 9.148.398 | ▲ 44,06% | 9,2% | |
3º ▼ 1 | Paranaguá | PR | 8.600.376 | ▲ 15,6% | 8,7% | |
4º | DP World Santos | SP | 6.940.263 | ▲ 11,63% | 7,0% | |
5º | Itapoá | SC | 6.423.646 | ▲ 10,1% | 6,5% | |
6º | Rio Grande | RS | 5.710.984 | ▼ -0,94% | 5,8% | |
7º | Porto Chibatão | AM | 5.056.953 | ▲ 12,28% | 5,1% | |
8º ▲ 2 | Rio De Janeiro | RJ | 4.789.948 | ▲ 43,32% | 4,8% | |
9º ▼ 1 | Itajaí | SC | 4.542.199 | ▲ 4,63% | 4,6% | |
10º ▼ 1 | Suape | PE | 4.416.637 | ▲ 10,54% | 4,4% |