MITO Todos os anos, faculdades formam centenas de alunos, dos quais a maioria concentrou esforços nos anos anteriores apenas para atingir as notas necessárias para a formação, sem muita preocupação em obter experiências no mercado. Em alguns casos, até houve participações em ações externas às salas de aula, mas muitas vezes apenas para cumprir exigências curriculares dos cursos.
Não é culpa das instituições, por vezes também não é dos estudantes, frequentemente obrigados a trabalhar em atividades não relacionadas à área para arcar com os estudos.
Há, portanto, uma oferta enorme de jovens profissionais para atender a uma demanda cada vez menor por colaboradores sem qualquer experiência de mercado, por mais que tenham absorvido todo o arcabouço teórico dos quatro anos de curso superior. Para vagas de estágio, ter boas noções da teoria é um ponto de partida aceitável, mas para ser um bom empregado ou empreendedor no comércio exterior é preciso mais.
O que fazer, então?
Para virar o jogo, o profissional deve se colocar numa posição em que a lei da oferta e da procura esteja a seu favor. A demanda é sempre maior por pessoas capazes de desempenhar as tarefas do dia a dia sem necessidade de serem supervisionados a todo momento.
É necessário muito esforço para se colocar nessa condição quando está começando – se fosse fácil, nada disso seria um problema e estaríamos escrevendo sobre outro assunto.
O foco precisa estar no longo prazo. Isso significa, durante a faculdade, às vezes abrir mão de uma remuneração maior em um trabalho que não dará experiência relevante para aceitar uma oportunidade que pague menos no momento, mas cujos aprendizados trarão frutos no futuro. Nesses casos, considere a diferença entre as remunerações como um investimento de médio e longo prazo.
As instituições de ensino são uma boa fonte de aprendizado, mas não podem ser as únicas. Mesmo os melhores livros ficam defasados rapidamente com as constantes transformações do mundo dos negócios.
Poucos têm visão de longo prazo quando jovens, e é por isso que o mercado está cheio de recém-formados que têm dificuldades para conseguir uma colocação. Esta é também uma dificuldade das empresas, que não veem na oferta de mão de obra pessoas capazes de assumir os desafios do dia a dia.
Quando uma empresa encontra um profissional com experiência que supera a dos seus pares, iniciativa e disposição, tudo flui melhor para ambas as partes. Seja este profissional.
Se precisar de uma assessoria completa em importação e exportação, desde a cultura internacional, o transporte até o despacho aduaneiro, entre em contato com a UNQ Import & Export por email ou whatsapp (48 3444-0096).