A feira italiana Micam 2020, considerada a maior do mundo do setor da moda calçadista, terá a participação de 76 marcas brasileiras. Elas farão parte de um evento que conta com mais de 1,4 mil expositores de 30 países diferentes. A Micam terá foco na temporada Inverno e será realizada entre os dias 16 e 19 de fevereiro, em Milão.
Além da plataforma comercial, cinco marcas brasileiras estarão no desfile da Micam. Participam do evento, que está marcado para os dias 16 e 18, as marcas Schutz, Ramarim, Comfortflex, Suzana Santos e Zatz.
A analista de Promoção Comercial da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Paola Pontin, ressalta que a expectativa é positiva, visto a valorização do dólar, que deixa o preço brasileiro mais competitivo no exterior, e também as perspectivas do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em junho de 2019.
Com uma visitação superior a 50 mil pessoas, a feira italiana recebe muitos compradores europeus, que segundo Paola “têm olhado com mais atenção para o produto brasileiro”, em função da expectativa de ratificação do acordo comercial. Segundo ela, no ano passado os países da União Europeia importaram 21,6 milhões de pares brasileiros, pelos quais foram pagos US$ 162 milhões, altas de 22% em volume e de 8,4% em receita, bem acima da média geral (0,9% positiva em volume e 0,9% negativa em receita).
Micam 2020
Em 2020, a Micam terá um novo formato destinado a explorar a transformação na indústria de calçados, desde materiais de vanguarda até tendências revolucionárias dos consumidores e da sustentabilidade aos novos métodos do novo varejo. O formato foi batizado de Edição Zero (Zero Edition) da Micam X.
A nova iniciativa dos organizadores da Micam visa enfrentar o complexo processo de inovação de maneira responsável, mas também provocativa. O Micam X pretende ser um formato com uma forte personalidade proativa, capaz de crescer, edição após edição, e contribuir significativamente para o setor de calçados.